OS GRANDES  PASSOS

Pelo Mestre Universal
KUT HUMI LAL SINGH

"Ó Discípulo, tu tens três grandes passos a dar, antes de chegar à Liberação total. - Não te deixes alucinar por nenhuma miragem e, sobretudo, não permitas que tuas ilusões te enganem nesta Grande Senda da Vida.

O Primeiro Grande Passo consiste em CONTROLAR-TE A TI MESMO. Isto é como na barca que há de levar sobre o Oceano da Vida, até a outra margem. Todo o processo de achar a barca necessária, de chegar a tuas decisões e, enfim, preparar-te, aviar-te, para a travessia, constitui o que chamamos o primeiro Grande Passo.

Controla tuas emoções, tuas paixões, teus nervos, teus pensamentos, tua imaginação, teus desejos, teus vícios, teus impulsos, tuas aspirações. Controla-te integralmente. Tudo em ti deve ser controlado, a fim de que possas conhecer melhor tuas forças, e utilizá-las também. Controla esse teu coração, se és capaz de ódio e de sentimentos malsãos; controla tua mente, pondo freios a teus pensamentos e aspirações, da mesma forma que a teus desejos e paixões, e, sobretudo, não permitas que possa ferir nem com a intenção. Tua alma, controla-a incessantemente, também, alimentando-a com boas intenções e com pensamentos puros e nobres.

O Segundo Grande Passo,  ó Discípulo, consiste em CONCENTRAR-TE. Evita dissipar tuas forças e de agir sem propósitos fixos, ou de responder a pensamentos e sentimentos indignos, destrutivos ou contrários à nobreza de Alma que deve caracterizar-te como Discípulo. - Concentra tuas energias em fins dignos e enobrecedores, e procura, sobretudo, nunca perder de tua vista o norte que tu te escolheste para tua vida.

Se o controlar-se a si mesmo começa com a relaxação muscular e nervosa e termina com os estados de Fortaleza moral dirigida, a concentração permite dar sentido a nossas aspirações assim como a nossos melhores ideais. Procura, meu querido Discípulo, não te desviares de tal Senda Sagrada, e cada vez que possas fazer um bem, faze-o, e cada vez que se te apresente a oportunidade de melhorar-te a ti mesmo, FAZE-O!

O Terceiro Grande Passo da Vida consiste em MEDITAR. - Meditar é pensar atinadamente e com energia, quer dizer, com pureza de propósito e consistência na aspiração. - Meditar é, enfim, por em contribuição todo teu ser para a realização de um ideal ou de uma decisão bem formulada.

Quando saibas meditar, verás, ó Discípulo, que a vida não é uma série de casualidades nem algo sem transcendência, mas que, na realidade, tem um Plano pré-estabelecido e caracteriza-se por uma finalidade concreta. Meditar é descobrir, precisamente, este sentido na vida e temperar-se a gente mesmo nas realizações supremas, por meio do esforço profundo assim como integral.

Não é possível concentrar-se antes de haver aprendido a Controlar-se devidamente. Tampouco é possível Meditar sem saber bem Concentrar-se.

A Concentração é toda a atenção fixada de nosso ser sobre as necessidades da vida, como o solitário pescador que, sobre frágil barca, franqueia o turbulento oceano. O importante é não se deixar intimidar nem vencer em meio às provas e tribulações próprias da vida!

O grande dever dos discípulos, é serem vencedores sobre suas próprias limitações, inépcias, incongruências, vícios, vaidade e ilusões!

Com o Meditar, ó Discípulo, aprenderás, enfim, a guardar teu norte e a chegar deveras à direção final de tuas aspirações supremas, do outro lado do oceano.

Aprende bem esta Lição, e não creias que a aprenderás em um só dia, pois para muitos é preciso milhares de reincarnações para consegui-la plenamente. Não superestimes tuas possibilidades, porém lembra-te de que a vida é tal como a fazemos e segundo como o escolhemos, e a eternidade fica diante de ti para realizá-la completamente.

Que és muito jovem para te empenhares assim; que és muito velho?...

...Que importa a idade de um corpo físico do homem se tem diante de si milhões deles e, se, sobretudo, cada um de nós possui os poderes indispensáveis para transformar seus corpos? O importante é não se deixar desviar por ilusões vãs, e entregar-se a tal trabalho. Não importam os métodos, cada um pode fazer os exercícios que prefira: o importante é conseguir os fins propostos.

Porém, teus exercícios,  faze-os diariamente, com a seriedade de um ritual e com a firmeza e o zelo de um genuíno artífice interessado em produzir uma obra genial. A obra genial és tu mesmo, e o artífice também!  És tu o motivo e a meta assim como o sujeito de tuas aspirações, e conseguirás justificar tuas aspirações somente na medida de teus esforços e da sinceridade com que te dedicarás a tais conquistas. - Recorda que a conquista de si mesmo é a única que não provoca desilusões, e a única que não provoca vícios!

Mais tarde, conseguirás sentir o teu Mestre na Consciência Universal. Não se conhece nunca o Mestre enquanto não se comunga com Ele na Meditação, que se caracteriza pela Consciência criadora!

Não peças, ó Discípulo, iluminação ou despertar de Consciência. Alcança-o por meio de teus Grandes Passos".