Curso de MAÇONARIA ESOTÉRICA

Os antigos Mistérios Maiores e Menores ao alcance de todo estudante digno e sincero

aguila-masoneria

 

Este Estudo Teórico e Prático de Alta Iniciação é, primordialmente, para Irmãos Maçons, naturalmente. Mas como não se pode barrar a entrada do Santuário aos estudantes sinceros e dignos, não vamos estabelecer prerrogativas indevidas nem criar privilégios para ninguém fora desta regra sagrada.

Não, não vamos "revelar" os segredos das Lojas nem vamos colocar em ridículo os Irmãos, fazendo com que qualquer pessoa saiba o que ele crê ser o sumum da sapiência e os segredos mais desentranháveis do Universo. Digamo-lo com inteira franqueza, já faz tempo que os assim chamados "segredos maçônicos" foram revelados desde todos os ângulos imagináveis. Hitler apoderou-se dos segredos maravilhosos dos grandiosos Mestres, potentes Cavalheiros, sublimes Sacerdotes, extraordinários Magos e superlativos Profetas Imperadores do Oriente e do Ocidente, bem seguramente com o fim de facilitar a sua tarefa de conquista mundial em flor. Mas qual não deve ter sido sua desilusão, quando descobriu que tudo era só "simbolismo", "lendas" e "mitos", pois em seguida ordenou a sua destruição total.

Em que pesem tais deploráveis condições da Maçonaria, ela possuem boas qualidades e pelos mesmos motivos, seguramente, Napoleão, Mussolini, vários Papas católicos-romanos e os ditadores da Espanha e Portugal mais recentemente, se declararam abertamente como furibundos inimigos seus pelo fato de fomento à liberdade dos povos, cultivar a moral dignificante, e praticar demasiado bem a democracia. Ultimamente, pretextando "graves perigos de caráter antissocial e anti-humano", o comunismo também confessa não admirar esta Instituição e, portanto, a declara ilegal, "por sua charlatanaria grotesca e por sua superstição vulgar".

Fica patente um fato, e é que a Maçonaria pode ser respeitável e admirável ainda havendo perdido todos os seus nexos genuinamente Iniciáticos originais, em certos casos e lugares, mas também se torna culpada do crime de "lesa majestade filosófica e alta traição à humanidade", quando degenera em sistema político ou em fator de degradação moral.

A Maçonaria, vista do seu conjunto, é extremamente contraditória e confusa, e, para não estender nosso critério a esse respeito, diremos tão só que nos separa dela toda uma eternidade e é razão demais para sublinhar enfaticamente que a MAÇONARIA ESOTÉRICA não pode, de modo algum, ter nexo com práticas e com uma psicologia que fazem inefetiva a Alta Iniciação do Santuário Sagrado.

A verdade é que, quando leiamos os títulos de certos manuais maçônicos, a qualquer espírito esclarecido, ocorre-se-lhe que algo anda mal na Maçonaria, pois com as centenas de milhares de exemplares de obras intituladas "Livro da Sabedoria", "Vade-mécum do Mestre Maçon Perfeito", "A Maçonaria como religião da razão", e "Deus é Maçon", que se publicam cada ano, faz muito tempo que a humanidade deveria ser completamente perfeita, idealmente racionalizada, e, enfim, gozando de uma irmandade paradisíaca... Mas, na realidade, a humanidade parece não se ter inteirado, ainda, de tantas belezas suas, e segue, impertérrita, o seu curso de obscurantismo, vícios, egoísmo brutal, guerras fratricidas, monstruosa exploração econômico-social, e de estupidez endemoniada.

Os queridos irmãos maçons podem permanecer tranquilos, portanto, que nós não vamos afetar a sua dignidade no mais ínfimo. E mais: podemos assegurar-lhes desde agora o mais estrito do vocábulo, a nossa vocação dificilmente poderia assemelhar-se com a bisbilhotice e a delatação, por mais que tenhamos a plena certeza de que a Maçonaria Esotérica não sentou praça, ainda, em nenhuma Loja Simbólica como tampouco nos arremedos maçônicos, que são, hoje em dia, o Martinismo, o Mefisismo e o Misraísmo, o Iluminismo e todos os perfectismos místico-metafísicos com que se pretende agora disfarçar, desvirtuar e ridicularizar a genuína Maçonaria. A Maçonaria Esotérica, de fato pode haver servido de fonte de inspiração de todas essas formas de maçonaria mais ou menos revelada, popular, real e libertária, mas não com muito êxito e nem por muito tempo, pois que todas essas formas de maçonaria mais ou menos "oficial" evitam falar dela e espantam-se cada vez que toma corpo em forma de Luz Eterna.

Por todas essas condições, pois, não há entre a Maçonaria Esotérica e o Simbolismo o menor nexo, a mais ínfima escusa e dessimilitude. A distância que nos separa é tão grande como a que há entre a Carta do Atlântico e os Evangelhos Cristãos e Beteulgeuse, particularmente quando se institucionaliza em forma de "política ativa", e de "veículo colonial", ou de "nacionalismo exasperante", como o caso da generalidade dos países ocidentais. Não pode haver nada de incompatível com a alta sabedoria e com a genuína Comunhão Espiritual, com a desagregação moral e a degeneração biológico-social, que deriva da chamada "política ativa e progressista" dos tempos modernos, precisamente por sua carência ingênita de verdadeiro sentido humanista, e de visão espiritual.

No frontispício de monumentais obras arquitetônicas quatro vezes milenares de Luxor, expõem-se a Lei de Ouro dos autênticos Iniciados, ou seja: "Conhece a Verdade e tudo mais virá por acréscimo". "Faze aos outros unicamente o que quiseras que se te fizesse". Segundo APULEYO, Luxor era um grandioso centro de cultura Iniciática, e, em vez de templos, tinha uma grandiosa Universidade, fato que Heródoto confirma, ao referir-se a Hermes, o autor da Lei Esmeraldina, que assim reza: "Tal como é em cima, é em baixo". Estas chaves de Alta Iniciação, com toda certeza, a ninguém pode fazer nenhum dano ao serem conhecidas, mas, ao serem aplicadas, devem promover formidáveis transformações psíquicas e espirituais. É por isso, seguramente, que o mundo dos sábios é tão pouco compreensível.

O fato irrebatível, se não inevitável, é que a Maçonaria Esotérica, existe, e tem seus nobres expoentes. Agora, longe de toda pretensão de destronar nenhuma deidade estabelecida, e sem esgrimir raios e trovões cósmicos, os Irmãos Maiores da Luz trabalham incansavelmente para darem plena vigência ao Santuário Sagrado e fazerem com que o Templo Universal não seja uma simples fantasia, alucinação ou divagação. Sem necessidade de recorrerem à lenda mitopéica nem aos símbolos improvisados, vão ensinando a Arte Real, a Iniciação Sagrada.

Já há vários anos, o Curso de Iniciação da Maçonaria Esotérica é um fato nos países de fala inglesa, e foi traduzido em parte ao idioma castelhano. Agora, cremos que o público estudioso que reúna as condições indispensáveis como fica dito, quererá estender a sua consciência aos domínios dos Santuários Esotéricos. Se assim é, teremos muitíssimo prazer em ajudá-los nos seus estudos e nos seus empenhos.

A pedra bruta continua bem bruta, senão, brutal. É preciso lavrá-la. O Templo, um tanto disfarçado com simulacros de arquitetura e candelabros simbólicos, dista de uma imitação do materialismo imperante, e o Livro da Lei não está escrito nem o G:.A:.D:.U:. fala ou pensa em judeu ou judo-cristão. A Luz Eterna brilha de muito outra maneira e a Lei de Ouro permeia todo o Universo e faz da vida uma magia maravilhosa de harmonias sublimes e de realizações espirituais sagradas.

Numa época em que o materialismo é mais triunfante do que nunca, e quando o mundo se encontra dividido e a ponto de estrelar em fracassos atômicos ou de estufar-se em nuvens nucleares, vale a pena consultar os sábios dos Santuários Sagrados. Não se trata, naturalmente, de destronar nem o Twist, o Rock nem a nenhum "Mister K", ou de negar-lhes a sua importância quer seja nos engendros destruidores ou guerreiristas nucleares ou nas deidades do celuloide. Tampouco vamos destruir suas ilusões aos reis do aço e do petróleo, ou aos magnatas da política "ultra-sapiente" e dona dos destinos da humanidade, mental e economicamente subdesenvolvida, famélica e desesperada. O único que pretendemos é despertar consciências, ilustrar almas e fortalecer corações com ideais dignificantes na medida de suas próprias aspirações e esforços. Nós simplesmente somos Instrutores e Guias, e cada um pode, segundo os seus próprios anseios e vivências nobres, estabelecer contatos com os Santuários Sagrados para a sua própria reabilitação e edificação.

A Maçonaria Esotérica conforme se depreende desta apresentação de rigor, não será jamais muito popular. Ao contrário, é uma engenharia sapiente para as inteligências as mais seletas do Universo. Mas, como as altas matemáticas que não significam absolutamente nada para os leigos na matéria, não se deve desprezar a ciência dos sábios simplesmente porque não se é um destes. Pode-se aprender a cultivar-se a si próprio. A alta sabedoria tem o seu motivo de ser tanto como as altas matemáticas, que constituem a alma da consciência moderna. Vale a pena armar-se de dignidade e coragem e colocar-se a gente em prova para ver se consegue vislumbrar ainda mais a Luz Eterna e o Verbo do Templo Universal, que é patrimônio de todos os sábios autênticos, de todas as almas verdadeiramente grandes; enfim, da Consciência Cósmica, que também mora em você.

Talvez algum dia não distante, a Maçonaria em geral se depure, e dê cabimento em seu seio a genuínos construtores da Luz Eterna. Então, haverá um melhor destino assegurado para a Instituição, que retornaria às suas origens que são, agora, tão ignoradas, e "perdidas".

Este Curso de Estudo à Iniciação Maçônica Esotérica, repetimo-lo, é unicamente para certas almas de seleção. Não pretendam surpreendê-los aqueles que não merecem entrar no Templo, porquanto seriam eles os surpreendidos ao descobrirem que nada ganhariam com o enganar-se a si mesmos ou com tratarem, inutilmente, de enganar-nos.

___________

Informações:

UNIVERSIDADE ESPIRITUAL DA COLÔMBIA - Personalidade Jurídica conforme Resolução Executiva Nacional, em Bogotá, Colômbia, de nº 49, de 15 de abril de 1940, Diário Oficial 24.396, página 1028 –

Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.