spiritualdom

 

M E M O R A N D U M

Cidade de Nova York, Abril 20, 1966

Assunto: Petição importante dirigida a todas as Nações Progressistas e amantes da Cultura.

A ALIANÇA RELIGIOSA UNIVERSAL, ainda que vislumbrada e projetada através dos tempos, foi apresentada em Londres, em 1824, legalmente organizada em Paris, em 1908, e funciona formalmente em seu CONGRESSO MUNDIAL ANUAL desde 1912. Além dos Chefes das Religiões, Igrejas Independentes e Santuários Espirituais Aderentes, foi plasmada e consolidada por uma plêiade de Pensadores Sérios, tanto do Este como do Oeste, tais como: THOMAS BLAKE, EMILE BOUTROUX, MAX MÜLLER, MAURICE MAGRE, Dr. JAMES JANE, Dr. JULES PEGNAULT, MAHATMA GANDHI, ERNEST RENAN, Dr. FU HUI, RABINDRANAT TAGORE, Dr. ALEXIS CARREL, LORD CARNAVEN, RENÉ GROUSSET, Prof. A. EINSTEIN, ALBERT MARY, etc.

Seu Líder e Oficial Principal é o Ilustre Príncipe OM LIND-SCHERNREZIG, desde 1921. Este recordatório é uma tão conveniente quão oportuna homengem àqueles que ajudaram até a funcionalização, para os tempos modernos, de nossa Organização Mundial como uma IRMANDADE - CO-OPERATIVA - COMUNIDADE DE RELIGIÕES UNIDAS.

É conhecida hoje, de modo genérico, como o SANTO DOMÍNIO E REINO DIVINO e integra umas 129 Religiões, Fés, Ordens Místicas e tradições Espirituais, absolutamente beneficentes, que existem desde os mais remotos tempos. Reconhecemos e tratamos todos estes nobres empreendimentos da Humanidade, mediante a própria, razoável, normativa REGRA DE OURO, respeitando sua autoridade honrada através dos tempos, assim como sua DIGNIDADE IDÔNEA, porquanto todas dedicam-se por igual a perseguir o melhoramento da qualidade humana sobre a base de UMA HUMANIDADE, e realizando que só há UM DEUS, o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, UMA VERDADE indivisível e inamomível. Algum dia, quando as Nações se tornarem mais civilizadas do que agora costumam aparentar, todos estes princípios incontrovertíveis serão admitidos e respeitados em sua Autêntica UNIVERSALIDADE. Ou é que o são ?

Por mais que as condições mundiais de vida hajam mudado considerável e recentemente, com duas Grandes Guerras, e ainda outra em gestação, temos buscado, afanosamente, responder aos desafios que surgem com a mutação humana e com os novos conflitos morais e problemas espirituais, sem perder de vista os princípios essenciais de todas as Religiões e Tradições Espirituais e, sobretudo, de maneira a responder adequadamente às necessidades humanas em todos os aspectos da vida neste amanhecer da NOVA ERA. Não falamos aqui, naturalmente, em nome de nenhuma Religião, Fé ou Igreja em particular, se não, por todas as que estão unidas nesta Comunhão Espiritual Universal, bem como, em nome da CONSCIÊNCIA HUMANA, dos Reais PRINCÍPIOS UNIVERSAIS e dos VALORES ESPIRITUAIS ETERNOS.

*

* *

De fato, dirigimos a presente Mensagem e Petição a todos os Governos de todas as Nações, com o objetivo de que certos problemas complexos e injustiças óbvias possam ser imediatamente resolvidas e erradicadas. Quiséramos que nossa Organização e sua contra-parte Laica, - conhecida como ALIANÇA UNIVERSAL CULTURAL, HUMANISTA, RELIGIOSA E ESPIRITUAL PARA OS TEMPOS MODERNOS (Registrada) - estão encontrando em certos países, nos quais a LIBERDADE RELIGIOSA, a LIBERDADE DE PENSAMENTO, o RESPEITO À PERSONALIDADE HUMANA e o sagrado da CONSCIÊNCIA HUMANA são ignorados de propósito ou totalmente desconhecidos, infringindo, assim, todos os consagrados DIREITOS HUMANOS E VALORES ESPIRITUAIS DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES DE HÁ MAIS DE QUARENTA MIL ANOS ATRÁS.

Consideramos que poderíamos preencher melhor nossas metas com genuína PAZ, RETIDÃO, COMPREENSÃO E RESPEITANDO A NATUREZA SUBLIME DA DIGNIDADE HUMANA, SE TODOS OS GOVERNOS NOS ASSISTISSEM EM NOSSA NOBRE E SEM EMBARGO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL TAREFA - com uma verdadeira generosidade do coração e alerta-mental - permitindo mais amplamente a expressão da CONSCIÊNCIA HUMANA, tal como as verdadeiras Religiões e Filosofias (Santuários) Espirituais o apregoam, buscam, reclamam, prometem e cortejam desde tempos imemoriais.

_____________________________

1 - Estamos muito interessados em conhecer, no presente, se seu Governo está desejoso e preparado para permitir-nos construir, pelo menos, um TEMPLO DE VERDADE UNIVERSAL ou SACRÁRIO ESPIRITUAL UNIVERSAL DE TODAS AS RELIGIÕES, sem parcialidade ou vergonha para com quaisquer das religiões existentes sinceras, Fés e enobrecedoras práticas Espirituais em todo o Mundo. Honrando todas estas sagradas instituições de tradições antigas, certamente, é a alma de todas as Nações que está sendo exaltada, já que elas constituem o Genuíno Patrimônio Cultural e Espiritual de toda a Humanidade. Algumas destas atividades nossas, desde 1921, tomam lugar em muitos países, mas com considerável desfiguramento, em anos recentes e algumas vezes fomos forçados até à clandestinidade, ainda no ano de 1966. Poderíamos mencionar tantos casos similares de tratamentos inhumanos flagrantes, inflingidos sobre nós, em alguns dos países mais civilizados, mas estamos tão compungidos de vergonha e humilhação pela humanidade que preferimos não descrever estas atrocidades modernas neste momento das Grandes Conquistas da Ciência e da Realização do Homem Espiritual, até agora desconhecidas.

2 - Mas, a menos que nossa Organização possa manter Congressos Mundiais sem obstrução, e celebrar Festivais Religiosos com dignidade e sem coerção por parte de imerecidas ameaças policiais e censura, ou limitada por dificuldades quase insuperáveis, nossos TEMPLOS DE VERDADE UNIVERSAL ou SACRÁRIOS ESPIRITUAIS UNIVERSAIS DE TODAS AS RELIGIÕES não seriam nada mais que símbolos da Alma e da Vitalidade perdida ou desbastada das Antigas Civilizações, sem as quais nenhuma civilização nova poderia ser possível. Antes que o esqueçamos, o engrandecimento da capacidade de compreensão do Homem e o Melhoramento de seus meios de Conhecimento, graças ao moderno progresso científico, estão para sempre vinculados aos ensaios originais da Inteligência Consciente. O presente é somente o passado que se demonstra por si só e prepara o futuro. Da mesma maneira, as Organizações e as nações não podem escapar a suas propensões, conquistas e feitos, já que ficam marcadas por seu próprios desenvolvimentos e atitudes passadas.

Um dos mais importantes pontos a conhecer, NATURALMENTE, é se há de existir uma COMPLETA LIBERDADE DE REUNIÃO PARA A VENERAÇÃO, O SERVIÇO À HUMANIDADE E À COMUNHÃO ESPIRITUAL. Referimo-nos, aqui, ao DIREITO DE ASSEMBLÉIA PÚBLICA E INTERCÂMBIO DE OPINIÕES, além da LIBERDADE DE VENERAÇÃO e o DIREITO PARA PRATICAR O SERVIÇO HUMANITÁRIO INEGOÍSTA. Nossos Congressos seriam impossíveis, no momento em que todas as pessoas de todas as latitudes do Mundo ESTEJAM PRIVADAS DE TAL DIREITO DEVIDO A ESTRITAS REGULAMENTAÇÕES DE PASSAPORTES E RESTRIÇÕES MONETÁRIAS ESCRAVAGISTAS. Tais medidas, verdadeiramente, cerceiam a CONSCIÊNCIA HUMANA e limitam a DIGNIDADE DA PERSONALIDADE HUMANA, quer seja que nos interesse admiti-lo ou não, quer seja nas Américas, no Congo, na China, na Europa ou no Tibet. De fato, é, ao contrário, difícil proclamar Nobreza Cultural ou Direitos democráticos quando as pessoas nem sequer, ainda, podem praticar as Religiões de sua preferência, em integridade moral completa e de acordo com suas melhores realizações espirituais. Isto faz a vida insuportável para os seres humanos em o nome da Civilização, enquanto se proclama que tão só existe UM DEUS, UMA VERDADE e UMA HUMANIDADE, Democracia, Orientação Divina e quê mais !

Permitir-se-ia à nossa Organização Celebrar Congressos, Assembléias, Seminários e Festivais, de maneira Legal, em seu País ?

3 - A LIBERDADE DE EXPRESSÃO é tão essencial ao Homem como a Arte, o pensar, o esforçar-se, o amar, o respirar. Nossa ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DAS RELIGIÕES UNIDAS experimentou no ano passado e ainda está sofrendo no presente, em muitos países, tratamentos indecorosos e extremamente injustos, além de privar-nos da necessidade vital de nos expressarmos abertamente e com dignidade ao mundo inteiro, simplesmente porque, já seja a Religião, é considerada como ilegal, ou uma só Religião mantém o monopólio Exclusivo dos favores e existência oficial. Então, uma censura ou restrições estritas são impostas sobre todas as outras Religiões, quer seja para suprimi-las, ou criar a impressão de que são sistemas desprezíveis de Paganismo Primitivo, Idolatria e ainda Fetichismo Abominável ou ridículo. Se a LIBERDADE DE EXPRESSÃO da Consciência Humana fosse sempre respeitada como Direito Inalienável, Natural e Espiritual do Homem, por certo, a verdadeira religiosidade e a espiritualidade nunca seriam cerceadas e antagonizadas.

De fato, não pode haver nem genuína Religião, nem literatura iluminadora, nem arte verdadeira nem cultura enobrecedora quando a LIBERDADE É AMORDAÇADA, SUPRIMIDA, AMALDIÇOADA ou RESTRITA.

Por experiência, desafortunadmente, deu-se-nos a conhecer perseguição direta e antagonismo sistemático na maioria dos tais chamados Países civilizados, seja sendo despojados do Direito de distribuir nossa literatura livremente ou sendo nosso correio destruído nas Agências Postais, ou nossos aderentes estão constantemente sujeitos à inquisição policial impertinente, investigações e ameaças ou, outra vez, nossos líderes são acusados de toda a sorte de insanidades, muito à semelhança de eliminação de " pagãos " e à caça aos bruxos dos tempos medievais, e encarcerados ou expulsos como abomináveis, sem os menores rudimentos de auto-defesa ou qualquer benefício dos Tribunais de Justiça. Se tais coisas sucedessem em terras " selvagens " em " tempos de barbárie ", estes tratamentos inumanos iníquos e incríveis seriam justificáveis, até certo grau, mas quando estes portentos criminosos realmente ocorrem em países como a França, a Rodésia, nas Américas ou Suíça, por exemplo, já é tempo em que um protesto universal seja francamente difundido e que os fatos sejam expostos à opinião sagaz do mundo.

Não há nada objetável, naturalmente, no fato de que qualquer país prefira uma Religião sobre todas as outras. O que vem a ser detestável, ao máximo, é o descrédito que projetam sobre todas as demais Religiões, ou a relegação de todas estas a um estado de "SUPERSTIÇÕES DIABÓLICAS DE PESSOAS SELVAGENS", e o mau trato dado aos Grandes Sábios e Líderes Religiosos qualificados, quer seja por uma Religião "PRIVILEGIADA" ou por Governos "PRECONCEITUOSOS", ainda nos anos de 1965 e de 1966, quando o Triunfo da Ciência, da Paz Mundial, da Democracia e do Humanismo Cristão estão sendo ruidosamente exaltados e vangloriados.

Estamos ansiosos por conhecer se o seu País está, hoje em dia, assim como no futuro, preparado e desejoso de garantir à nossa ORGANIZAÇÃO, uma genuína LIBERDADE DE EXPRESSÃO sobre a base de uma devida jurisprudência estabelecida.

4 - O trato de cortesia aos dignitários das Religiões e Tradições Espirituais são outros temas que demandam especial atenção. Em alguns países, as pessoas estão, ao contrário, limitadas em capacidades e horizontes mentais, assim, problemas deste gênero não os afetam; mas nas Regiões Planetárias que conheceram civilizações florescentes há mais de dez mil anos atrás, como a Índia, a China, o Sul do Pacifico e algumas partes da África e das Américas, os Chefes Religiosos e Guias Espirituais são reconhecidos como Reis Reitores e Encarnações Divinas ( O SER UNIVERSAL ESPIRITUAL, EMANAÇÕES OU CONSCIÊNCIA CÓSMICA ). Nossa Organização respeita, naturalmente, a todas estas nobres e necessárias tradições que têm realçado a dignidade da Consciência Humana e o sagrado da personalidade evoluída através das Eras. Não se pode permitir que o materialismo profane as Verdades Eternas, nem a desolação das piores formas de irresponsabilidade da juventude moderna, nem abandoná-la a seus paroxismos de angústia e de desconfiança. Nós estamos obrigados a garantir a sobrevivência da Humanidade com seus mais sagrados valores. Mas está seu Governo disposto e preparado para respeitar as antigas tradições de todas as Religiões e Santuários Espirituais de querelas mesquinhas de caráter mundano, paixões sectárias indômitas e conflitos políticos ?

5 - Em conexão com nossas atividades acima citadas, devemos mencionar nosso MUSEU MUNDIAL DA HISTÓRIA VIVA DA HUMANIDADE, o qual inclui o MUSEU PICTÓRICO DE TODAS AS RELIGIÕES, A FILOSOFIA DA ESPECTROGRAFIA DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA, e o MUSEU DE PARAPSICOLOGIA E ULTRACONSCIÊNCIA.

Temo-lo convertido num autêntico MUSEU VIAJANTE MUNDIAL, apresentando exibições em diferentes países sucessivamente. Entretanto, as dificuldades encontradas são algumas vezes tão grandes e, indizivelmente, ridículas que pareceria que algumas nações são temerosas da Verdade Histórica, e inimigas consagradas da Cultura. Ou elas podem estar envergonhadas das tendências evolutivas humanas.

Facilitaria seu Governo a entrada e saída, novamente, de nosso MUSEU MUNDIAL DA HISTÓRIA VIVA DA HUMANIDADE sem tratar-nos como delinqüentes perigosos ou criminosos indesejáveis ? A menos que o esqueçamos, a Verdade Histórica é parte e parcela do Patrimônio de toda a Humanidade.

Nossos TEMPLOS DE VERDADE UNIVERSAL, ou SACRÁRIOS ESPIRITUAIS UNIVERSAIS DE TODAS AS RELIGIÕES estão destinados a tornar-se faróis como arautos de genuína FRATERNIDADE DO HOMEM. Não pode haver melhor evidência do inquestionável I R R O M P E R da Consciência Humana pelo Poder de Paz efetiva, Compreensão e assistência mútuas, numa devida realização de salvamento Universalizado e atitude Espiritual positiva.

Não é necessário assinalar que estes TEMPLOS DE VERDADE UNIVERSAL E SACRÁRIOS ESPIRITUAIS UNIVERSAIS DE TODAS AS RELIGIÕES também estão destinados a ser grandes motivos de peregrinações além de fontes de inevitáveis atrações turísticas, meios reais de promoção de genuína Humanidade e ponte de união com as mais imponentes motivações de insuspeitadas modalidades de vida no inteiro Universo Infinito.

Príncipe OM LIND-SCHERNREZIG

EL PRESENTE ES SOLAMENTE EL PASADO

QUE SE DEMUESTRA A SÍ MISMO Y PREPARA EL FUTURO

MAHA CHOHAN KUT HUMI LAL SINGH