ADVERTÊNCIAS

BIO-PSICOPLÁSTICA ou Ioga Integral Científica

  1. O Estudante não deve misturar o estudo da BIO-SICOPLÁSTICA ou Ioga Integral Científica com nenhuma outra classe de exercício, culto ou sistema chamado “ioga”. Evite-se toda confusão. Não somos responsáveis pelos efeitos de outros ensinamentos ou sistemas de outras escolas.
  2. Em casos de acidentes, ou de males estares indefinidos, é preferível suspender todos os exercícios, e consultar-se com se médico. A BIO-PSICOPLÁSTICA ou Ioga Integral Científica não é um sistema médico.
  3. As condições devidas aos ciclos femininos não constituem uma enfermidade, não tem porque ser motivo de alteração dos exercícios físicos e mentais comumente indicado.
  4. Não adote nenhum regime, bem seja, para emagrecer, ou engordar. Coma de tudo, segundo seu apetite, e beba pelo menos um libro e meio de líquido diariamente.
  5. Em nenhum caso deve-se fazer os exercícios de Ioga Integral Científica durante as três horas que seguem a toda a refeição.
  6. Não se deve fazer exercícios de nenhuma classe, nem nadar, montar a cavalo, ou jogar ténis estando sob uma fortíssima emoção (susto, temor, ódio, ansiedade, desesperação, horror, apreensão, ou maus desígnios) estando enojado ou com funda preocupação ou choque mental. Evita-se, assim, as congestões cerebrais, os desarranjos nervosos e as alterações das funções hepáticas.
  7. Afaste-se de toda pessoa negativa, não harmoniosa ou antipática.
  8. Evite os programas de rádio, cinema, televisão ou vídeos que produzem fortes emoções ou que são baseados em temas criminais, de guerras, de crueldade, de ódio, de vício ou de violência.
  9. Evite ou afaste-se de todo ambiente negativo, como bairros de baixos fundos sociais, antros de vício, prisões, hospitais, lares excessivamente miseráveis.
  10. Busque o mais possível a vida ao ar livre para libar mais energia cósmica.
  11. Recomenda-se, de per si, a medida da mais completa higiene corporal e mental. Adote-se quanto mais seja possível de costume de banhar-se e mudar-se de roupa cada dia, totalmente.
  12. Medida altamente benéfica que se recomenda por si só é a de praticar exercícios de concentração mental ao deitar, à noite, assim como ao despertar cada manha, para fazer planos, tomar decisões, ou desfazer-se de más impressões ou ideias. Esta prática não tem nada de culto religioso, mas feita com profunda devoção e toda sinceridade, pode obrar verdadeiros milagres, como fica demostrado em Lições futuras.
  13. Recomenda-se, acima de tudo, jamais forçar a máquina natural durante os exercícios. Exercite-se com naturalidade, entusiasmo e vigor, más, nunca até forcejar.
  14. É muito importante, durante os exercícios, pensar exclusivamente no que se faz, e sobretudo procurar que a mente esteja sempre dinâmica e com um propósito bem determinado. Evite-se os estados mentais passivos, e a “mente em branco”. A mente deve estar sempre ativa em um sentido positivo e prático.
  15. Recomenda-se trocar de roupa cada vez que se tenha feito exercícios de desintoxicação. Roupa completamente limpa deve ser utilizada cada dia, ou a cada sessão. É recomendável tomar-se uma boa ducha de água, não muito fria, depois de cada sessão de exercícios.
  16. Tenha muito cuidado, porquanto há exercícios que devem fazer-se com bastante esforço muscular e tensão nervosa, enquanto a outros devem ser feitos em estado de completo relaxamento.
  17. A Ioga Integral Científica demanda a máxima atenção, ou seja, esforços em plena consciência. Não se deve faze-los de maneira mecânica ou só para mudar de ritmo nem sob os efeitos de drogas, infecção de fumo (tabaco), hipnose ou depressão mental.
  18. Se você está enfermo, se deseja emagrecer ou engordar, ou se é já de idade avançada e pretende rejuvenescer, não queremos que haja ilusões com a BIO-PSICOPLASTICA ou Yoga Integral Científica, já que não é um sistema de terapêutica nem pretende invadir competências alheias. Nosso melhor conselho, em tais casos, é portanto, que deve ver-se com seu médico ou atender uma facultativa de sua preferencia. Nós podemos tão só fazer oportunas recomendações, com a melhor das intenções, mas, não conhecendo seu caso particular nem sua folha clínica não podemos converter-nos em seu médico.
  19. É grave erro, a não duvidá-lo, pretender fazer, tano só, os exercícios de Ioga Integral ou BIO-PSICOLÁSTICA, porquanto, estes são coordenados com certas atitudes mentais, pensamentos bem definidos e até ideais de vida positiva sem os quais nenhum exercício sueco, japonês ou congolês pode ter relevância científica, ou ser outra coisa que uma ginástica de ocasião, em que a mesma poder resultar inócua como não ter maior virtude que a de cansar ou fazer suar a quem a praticam.
  20. Quanto mais seja possível, prepare suas lições na véspera, uns momentos antes de retirar-se para dormir. Quando vá fazer seus exercícios segundo a lição que lhe corresponde, tanto sua mente como seu corpo devem estar já em boa disposição, sem a menor tensão possível de qualquer classe que seja.
  21. É preferível não prestar suas lições de BIO-PSICOPLÁSTICA ou Ioga Integral Científica, já que estão preparadas com a intenção de ser vir individualmente a cada estudante. Com afeito, há recomendações adjuntas que não servem para ninguém mais que à pessoa interessada. Ademais, as Lições respondem a necessidades de cada estudante em particular ...  De não haver tido um carácter didático e pedagógico especial, este Curso de Estudo e Prática deveria ter sido publicado sob forma de livro... e como todos os livros, leem-se e manuseia-se, mas medita-se pouco, e jamais ajusta-se a método algum de procedimento. Os livros ajudam, inspiram-se se quer, mas as Lições, além disso, ensinam, educam e guiam, tomando os estudantes pelo mano a fim de que completem deveras a rapidamente suas aspirações e logrem a plena realização de seus mais caros ideais. Por outra parte, é preciso compreender bem que nos ocupamos unicamente de IOGA INTEGRAL, que é exclusivamente científica, e sem semelhança alguma com os “sistemas” feitos para conseguir êxitos de livraria.
  22. Não incorra no erro de converter a ciência em “religião”, já que são funções bem diferentes. Aprenda, pois, a concentrar-se e meditar com toda a sinceridade e se sente a necessidade de rezar com devoção facão sem vacilação. Seja profundamente “religioso” quando seja o caso, e positivamente racional ao dedicar-se à ciência da vida.