DEZ MANDAMENTOS

Maha Chohan Kut Humi Lal Singh

Do Livro: "Discípulos e Mestres"

PRIMEIRO: CUIDA DE TEUS PENSAMENTOS

Os pensamentos são forças que constituem a função dinâmica e, ao mesmo tempo, os elementos-forças constitutivas da mente.

Trata de que os teus pensamentos sejam sempre claros, precisos, definidos, sadios em propósitos e, enfim, com objetivos ideais cada vez melhores e mais elevados, porquanto hão de determinar o curso e a orientação de tua vida.

SEGUNDO: CUIDA DE TUA MENTE

Trata de que tua mente esteja sempre quieta e cheia de pensamentos, idéias, motivos e anseios edificantes por si mesmos, guiando sempre teus motivos com uma vontade determinada e precisa de fazer o bem, de viver pleno de satisfações e, em resumo, de maneira cada vez mais dignificante.

Alimenta a tua mente com bons propósitos, anelos sãos, bons e belos pensamentos. Isto significa um constante saneamento moral e filosófico de teu ser, mediante a influência poderosa da sabedoria, que é a nutrição divina do ser.

TERCEIRO: VIGIA TEU CORPO

Nunca deixes que teu corpo se comporte impulsivamente e ao compasso de teus instintos, qual animal inculto e desenfreado.

Um corpo sadio é base e condição apropriada para uma mente sã. Portanto, sê parco em teus feitos, não exagerado em tuas comidas nem em teus esforços da vida diária. Uma vida sã provoca saúde e felicidade, VONTADE DE SUPERAÇÃO, Sentimentos Puros e Elevados, e Pensamentos Edificantes e Dignificadores.

QUARTO: ASPIRA A APERFEIÇOAR-TE

- TRANSFORMAR-SE É VIVER DEVERAS -

Modifica tua herança, cultiva teus costumes e libera-te das influências estranhas, que te escravizam ao passado.

QUINTO - CUMPRE COM TEU DEVER

Todo o direito repousa no dever, e tudo o que dignifica é uma necessidade. Sê leal em todas as circunstâncias e trata de SERVIR incessantemente aos demais. Assim te sentirás grande e merecerás a admiração e a benevolência dos outros.

Comporta-te sempre com nobreza de propósitos, não importa como te qualifique a chusma ou os ignaros e invejosos.

SEXTO - PROCURA SER EXEMPLO DE GRANDEZA

O êxito na vida é uma necessidade. Não deves fracassar. Todos os teus empenhos devem servir de motivos edificantes e chegarem a ser realidade patente. Assim serás um digno filho de tua Pátria ao mesmo tempo em que um homem merecedor da confiança e da amizade de teu próximo.

SÉTIMO - RESPEITA A TEU PRÓXIMO

Sê tolerante para com as crenças de teu próximo, as quais são o reflexo de suas obtenções culturais e de estados de sua consciência.

Reconhece os merecimentos alheios e rende tributo a todas as qualidades.

Glorifica a mulher, que é a contraparte complementar do homem e a que o enaltece.

OITAVO - ESTUDA

O estudo orienta a vida do homem e nos ajuda a emancipar-nos das trevas da ignorância, preconceitos, vaidades, ódios etc.

NONO - FOGE DO ÓCIO

Evita toda a condição de passividade. Rejeita toda divagação mental, palavras sem sentido ou atos que não sejam edificantes. Assim evitarás cair em vícios e cometer desatinos, que são fontes de misérias e dores.

DÉCIMO - CULTIVA TEUS DESEJOS

Os desejos propulsionam a vida. Procura que não te arrastem. Conduze-os, fazendo com que sirvam a teus melhores pensamentos e que nunca se comportem sem a direção de uma vontade firme e bem cultivada.

-------------------------------

Procura cumprir estes dez mandamentos e te farás grande, digno e feliz no transcurso de tua vida, que será longa e proveitosa para ti mesmo assim como para os outros. Tal é o supremo ideal consciente e de superação de toda a verdadeira vida.