O QUE É A VIDA IMPESSOAL ?


A Vida Impessoal é a característica da genuína Sabedoria.

A Vida impessoal não é algo que se possa aprender nos livros ou revelar-se nas "altitudes" de sermões mais ou menos miríficos. Ninguém pode ensinar ou impor a Vida Impessoal; a boa vontade tampouco basta para realizá-la.

A Vida Impessoal não é um Credo, nem é uma doutrina, nem é um ideal, nem é uma aspiração. É uma regra de conduta, é uma atitude mental, é um sentido da vida em nós próprios, que encontra seus motivos nas profundezas secretas do nosso ser e que frutificam em todos os planos de nossa individualidade.

A Vida Impessoal não é tampouco uma carência de desejo, uma falta de desejos (votos-ânsias), uma renúncia a todo esforço, uma negação de todo o Valor. A Vida Impessoal não é um negativismo mental, nem alguma passividade moral, nem um "deixar fazer" (laisser faire), nem ausência de consciência, nem indiferença de caráter.

A Vida Impessoal não é a destruição de todo o interesse para com as causas da existência. É, verdadeiramente, a ausência de preconceitos, de vaidades, de desejos vis ou egoístas, de invejas, de supremacia e de hegemonia.

A Vida Impessoal é a oferenda de seu "eu" para a elaboração vital de tudo o que existe; o desejo de ser sempre útil e de ser o meio, o motivo e o veículo favorável ao incremento de tudo o que se conhece, se possui e de tudo o que se encontra ao nosso alcance. É o comportamento edificante e condescendente que nasce da compreensão e que floresce nos Seres que têm a sabedoria de sofrer e de amar, e que podem descobrir o sal da vida, quer dizer que libam em seus foros íntimos as essencialidades da existência, ainda que não os compreendam integralmente.

A Vida Impessoal está fundamentada sobre o incidente ou complemento da vida, como quando a pessoa tem muita experiência e que já não tem nenhum entusiasmo para novidade. É viver no coração das coisas sem ser detido ou possuído por elas; é seguir o ritmo da existência guardando a tônica da excelência da qual significa a Euforia Universal.

A Vida Impessoal é a expressão do Universo no Indivíduo, a substituição do "pessoal" pelo "fundamental" da Vida, da Natureza e do Universo. É a verdadeira vida que floresce em nosso Espírito.

O egoísta, o vaidoso, aquele que tem preconceitos, o ignorante e o néscio "não podem saber o que é a Vida Impessoal", a qual é sem dúvida alguma, a fonte única da única felicidade autêntica possível neste mundo.

Aquele que não é verdadeiramente um simples, - não digamos um simples de espírito - não pode falar de Sabedoria, nem ser um fiel ou adepto da Vida Impessoal.

A Vida Impessoal é a genuína Iniciação à Espiritualidade.

Quando a pessoa tem a Vida Impessoal, não tem mais nem dogmas, nem credos, nem doutrinas; sem ela as organizações, as Fraternidades e as Igrejas confessionais não podem subsistir. Tudo conduz a ela, quando a pessoa é verdadeiramente sincera, pois que, quando a gente chegou à Vida Impessoal, não é mais possível conservar nada de exterior, se não, como meio ou instrumento eventual.

Assim, podemos dizer que a Religião da Vida Impessoal é a decência, sua Filosofia, a dignidade, sua Arte preferida é a aristocracia mental ou da inteligência, e enfim, sua Ciência por excelência, é a Nobreza do Espírito.

Principe OM Lind Schernrezig