CIÊNCIA DA VIDA

 

budafiguraDo livro: “A ESSÊNCIA DA CIÊNCIA ESPIRITUAL”. Anatomia e Etiologia das condições do mundo moderno. Tradução do Inglês, "THE ESSENCE OF SPIRITUAL SCIENCE", 1946.

 

Por KUT HUMI LAL SINGH – Kwang Hsih

 

Necessitamos sublinhar a importância de Dhamma? Somente temos que estudar os acontecimentos mundiais e sua relação com a mente do indivíduo para estabelecer que nem a Fé ou o Ritual Religioso, não importa a boa fé com que se adere a eles, podem ser efetivos, a menos que modifiquemos a natureza humana, e tal tarefa não foi abordada por nenhum sistema religioso, escola, filosofia ou fraternidade. A ênfase foi posta, geralmente, de forma exclusiva em dogmas de ortodoxia e motivos sectários. Foi o privilégio do Reino Espiritual (Budismo) enfrentar os fatos, e buscar a solução de todos os problemas, mergulhando dentro da mente humana e executando uma ciência de reajuste mental e de regeneração. Isto é, em última análise, o que a Dhamma é, uma Ciência do Espírito. 

Dhamma não é um sistema de sentimentalismo nem de fé cega. A Dhamma chama, antes, a raciocinar em forma lógica e com o devido autocontrole. Não proclama histórias tradicionais, não se baseia em dogmas e sua autoridade não necessita ser atendida por nenhuma casta sacerdotal. Isto é o que nos faz sermos a única instância de uma Filosofia Religiosa que não tem doutrinas ortodoxas ou a necessidade de qualquer organização sectária.

A Dhamma é mais do que um simples código de preceitos, ou que um relato de lendas ilusórias. Aponta para o mecanismo da Mente. Eis por que ela é uma Mentelogia Transcendental, e quando ela desperta e desenvolve a Consciência, excluem toda a necessidade de qualquer panteão ou Teologia. Sua aplicação é um processo de iluminação do espírito. Vejamos como e por que na seguinte análise:

Lei da Vida – Originação Dependente

Paticca – Samuppada

- Processo de causalidade -

Ignorância causa Karma, em razão de erros e más inclinações;

Karma causa consciência mental, ou ideias, imaginação e conceitos de caráter ilusório;

Consciência define o caráter dual de sensações e impressões, como nome e forma da matéria ou corpo;

Característica do Corpo causa a existência de seis órgãos dos sentidos;

Seis órgãos dos sentidos dependem dos contatos com o resto do mundo;

Contatos produzem sensação;

Sensações fazem brotar desejos;

Desejos são provocados pelos apegos;

Apegos são uma sede de viver ou um anelo de dependurar-se às ilusões da existência;

Existência é o produto do nascimento através da fome pelo próprio indivíduo, ou por desígnios egoístas;

Nascimento depende da velhice e dos encadeamentos às condições terrenais e outras ilusões (maya), as quais devido à ignorância, forçosamente dão lugar à tristeza, à aflição, ao desespero, à decadência e lamentação, e à morte.

Morte marca o fim e o começo de ciclos de experiência de vida, sempre ilusórios e fúteis, quando não foi conscientemente comprazida, nem compreendida, ou devidamente apreciada, para sermos habilitados uma e outra vez por quantas vezes falhemos em adquirir conhecimento da verdadeira justificação da vida e acerca do mecanismo e melhoramento de nosso ser, de maneira a evitar os laços ou esperanças ilusórias e as cadeias que são tão agradáveis e, entretanto, tão problemáticas e nefastas para nós. 

Os Samyojanas ou Ataduras da natureza humana:

1.- Ilusão de que a natureza humana é única e que é imortal;

2.- A omissão em considerar que a Moralidade é uma necessidade Universal.

3.- A crença de que os ritos e as fantasias místicas, ou os símbolos metafísicos, são todos eficazes; 

4.- Desejos sensuais ou cobiça e luxúria.

5.- Ódio ou ofensas; 

6.- Desejo de prolongar as ilusões terrenais, o hedonismo (doutrina em que o prazer é o bem principal), o mimo, a sensualidade, o uso de drogas heroicas;

7.- Desejo de viver novamente neste mundo em tempos futuros;

8.- Orgulho, arrogância, auto suficiência, discussão;

9.- Auto retidão, impaciência, autoritarismo, totalitarismo;

10.- Ignorância ou omissão em conceber a Verdade ou para viver os precedentes problemas mundanos e escravizado pelas ilusões. 

Roda da Lei e os Samyojanas podem ser referidos aqui como os princípios básicos da Dhamma, enquanto que o Dhammapadha ou "Senda da Lei e Caminho da Virtude" nos dá as chaves da verdadeira magia. Recomendamos um estudo consciencioso disto em todos os lares e Viharas. Mais estudantes adiantados ganharão muito aproximando-se dos Tripitakas e, mais tarde, dos Sutras, especialmente do Avatamsaka e dos Provérbios de Ch’an, porque somente através deles lhes será possível o desenvolvimento de suas capacidades interiores e dos poderes de Cura.

Toda a Dhamma baseia-se no conhecimento das condições e das funções da mente. Através de Dhyana, ou memória introspectiva, alcançamos o domínio interior do ser, e ainda mais além, onde o eu é Não-eu, ou melhor dito, onde as ilusões ou Anatta (maya) são ultrapassadas, transcendidas, permitindo-nos por meio de um profundo esforço penetrar no mais intrincado da existência e no processo criativo vital até que, finalmente, alcancemos o mecanismo básico da vida na Essência Criadora, onde a individualização encontra sua fonte.

Isto nos impulsiona longe para o segredo da vida, principalmente para os Tattwas[1] ou Princípios Vitais que são a principal fonte ou "Causa das Causas" de todas as condições existentes. Naturalmente, nossa Consciência Maior, Bodha (não Vijñana ou cognoscibilidade mental ou conhecimento) tem que ver com os Tattwas, e é por meio deste mecanismo interior da Consciência Espiritual que desenvolvemos os Iddhis, ou poderes criadores. Isto é o que a Dhamma busca para facilitar em todos os indivíduos sinceros, em seu aspecto esotérico, a Ciência Espiritual, que habilita as pessoas a desenvolverem e transcenderem o domínio dos planos inferiores e alcançarem a Iluminação total. 

Dhamma adestra a Mente de forma adequada, como nenhuma outra filosofia ou sistema religioso poderia fazê-lo, de maneira que os Chakras em nós possam ser devidamente ativados para o seu reto funcionamento. Naturalmente, sabemos que os chakras ou aparelhos endócrinos são as "Rodas de Forças" ou dentes, rodas volantes do mecanismo vital em nós e que a Mente é a provedora desta máquina magnífica. Preparamos vários diagramas descritivos desta YOGA transcendental, e a recomendamos muito, posto que foram feitos com o exclusivo propósito de que os problemas da vida sejam mais compreendidos e solucionados.

A vida é uma terrível série de enigmas, quando estes fundamentos não se conhecem, e todos os estudantes sinceros devem dar-se conta de que o Reino Espiritual funda-se na Ciência transcendental que transforma o ser, faz possível sua sublimação, ou Divinização e dirige seus melhores propósitos para a felicidade.

SANGHA não pode repousar meramente no número de seus aderentes. É forçoso inspirar-se e guiar-se por seus mais devotos antepassados, os Bhikkus e Bikkhunis, assim como também pelos mais avançados seguidores da Senda Dourada da Luz Eterna Universal.

Os Budas e todos os Iluminados, que são expressões vivas da Eterna Essência Espiritual devem fazer uso cabal de sua consciência, ou expressão Budhi. Mas este despertar e estímulo da consciência, e sua orientação para com os destinos criativos de significado Cósmico também se encontra na Dhamma. Ninguém poderá encontrar nunca Consciência Espiritual sem aderir-se estritamente à Dhamma, e nenhuma pessoa é uma genuína seguidora do Nobre Sendeiro a menos que observe devidamente "O Duplo Tratado da Autossuperação", que polariza as energias humanas e divinas de nosso ser.

Duplo Tratado da Autossuperação[2] contém um duplo aspecto, um puramente humano ou de dedução imediata, e o outro, Cósmico ou Eterno.

ASPECTO HUMANO

Sê sincero.

Sê generoso.

Cumpre tuas promessas.

Vive à altura de tuas decisões.

Esquece todas as ofensas.

Joga fora todas as más impressões.

Evita os excessos sexuais.

Nunca mates, odeies nem danifiques.

Busca as melhores experiências.

Evita procrastinação e enfermidade.

Sê digno de todas as bênçãos.

Medita três vezes ao dia.

ASPECTO CÓSMICO

Purifica teu coração e tua mente.

Sê veraz.

Toma banhos diários.

Respeita a todos os seres vivos.

Sê fraternal com todos.

Não consumas carne ou comidas cozidas.

Cria pelo menos uma criança, um cavalo e uma árvore.

Não faças outros sofrerem.

Busca teu próprio melhoramento e superação.

Deixa o Coração falar.

Comunga com os seres elevados.

Cura e abençoa sempre que possas.

Análise: O aspecto humano requer uma completa higienização tanto como um constante reajuste da Mente, que produz uma saúde vibrante e uma feliz subsistência. É um programa de vida edificante com o propósito de energetizar o ser e fazê-lo digno da Guia e Proteção, o que busca o Discípulo da Vida Gloriosa. 

O Aspecto Cósmico trata de vincular o homem à superestrutura da Vida Universal, e isto significa seres humanos, todas as criaturas vivas, Jinas, Bodhisatvas, Hutuktus e, de fato, todas as categorias de consciência em todos os Planos da Vida. Este aspecto revela, ainda mais que o anterior, a moral, psicológica e Divina ou Superconsciência Universal, melhor conhecida como Consciência Espiritual. Neste aspecto Cósmico, o homem é Impessoal; entretanto, não se anula a si mesmo, o que prova que é possível enobrecer a natureza humana, ou purificá-la, aderindo-se às dinâmicas espirituais o que é uma longa economia material, mental e espiritual. Na verdade, é altamente duvidoso que exista um código de moral, ou um método filosófico como este que abarca e ilumina a tudo, sendo ao mesmo tempo rigorosamente científico em sua projeção, e ecumênico em sua aplicação.

Os seguidores do Duplo Tratado da Autossuperação têm aí tudo para o seu próprio melhoramento ao aderir a ele e enquanto se mantenham nele, se darão conta de que está concebido para um alto propósito. Na verdade, resume toda a Dhamma e responde em forma adequada aos requerimentos modernos pela simplicidade, e, entretanto, facilitando o rápido crescimento interior, controle da saúde, desenvolvimento dos Chakras, conquistas de iddhis, aniquilamento do Karma e por último, a Iluminação. Ademais, isto implica num superganho biopsicológico, tanto como Guia e Proteção Espiritual, posto que predispõe o indivíduo para grandes experiências e para alcançar contatos com o Universo e com a Consciência Criadora.

Usamos a palavra "Espiritual" no mesmo sentido que Consciência Criadora, Essência Universal, e Realização Cósmica e o que envolve é quase idêntico à palavra "Divino", a qual nós também usamos muito. Neste aspecto, tudo é Divino, o Espírito também e podemos entender isto, se captamos o mesmo de uma maneira correta. Entretanto, o importante aqui é que devemos nos esforçar sinceramente por nossa auto-reabilitación, ou superação, considerando que a Fé é ineficaz nas criaturas fracas, violentas, enfermas e frustradas.

 

[1] Os Tatwas são nove, cinco dos quais só podem ser conhecidos através das funções da mente bem preparada, e são Akasha, Vayú, Tejas, Apas e Prithivi. Consultar o plano RADIOMENTE.

[2] Nota dos Editores: De acordo com os acontecimentos históricos ou segundo consta nas lendas, o Duplo Tratado da Autossuperação foi entregue no Monte Kalahamsa, nos Himalayas, Tibet, pelo Maha Chohan a seu discípulo Maha Thera Visukarayananda com a ordem de apresentá-lo à humanidade como uma preciosa coroa de jóias para marcar a transformação do homem e sua reintegração ao Reino Divino.