GESTAÇÃO DE UMA NOVA ERA

RENASCIMENTO ESPIRITUAL MODERNO

Traduzido do Espanhol, "Revista ARIEL"  No. 65, Edição Extraordinária

A VOLTA DOS MAGOS

As indicações de nossa época são nefastas.

Todo o mundo parece estar muitíssimo interessado em guerras, revoluções armadas, em conquistas territoriais, em barreiras alfandegárias, em tensão e dominação econômica, em greves, em controles sindicais, nas notícias policiais, nos subornos e nas manobras políticas, nos totalitarismos e nas intolerâncias religiosas, nos planos da diplomacia secreta, em calúnias malignas, etc., ou, pelo menos, mais do que na sadia moral e do que nos verdadeiros Valores Espirituais.

Isto é tão certo como a gente agora se sufoca dentro dos limites nacionalistas, desespera-se dentro de suas câmaras herméticas de sistemas dogmáticos, ou francamente se submergem nos abismos indescritíveis da loucura. As leis estão sendo cada vez mais restritivas em todas as partes. Em todas as latitudes são ditadas novas leis, já seja em nome de Deus ou da Humanidade que não fazem outra coisa senão denegrir a dignidade e limitar os direitos naturais, ou negar com alarde os valores espirituais. A arregimentação, a tirania, a escravidão, agora são conhecidos como Patriotismo, ordem, boa conduta e contribuição das massas; e as pessoas devem-se conformar, embora não queiram, ou se não, serão tratadas como traidoras, foragidas, sediciosas ou apóstatas.

Por todas as partes prosperam a moral estéril, a hipocrisia, a charlatanice, a violência, o ódio, a agressão e a impostura; jamais o vício e o crime prosperaram tanto como hoje em dia. Está sendo demasiado fácil para sobreviverem e medrarem as almas desenfreadas e as mentes grosseiras.

Foi este clima de moral frouxa e de caos social, fato ainda mais trágico pelos disparates de um sistema econômico ridículo, tanto como pelos monstruosos desígnios da política atual, o que impulsionou a ASSEMBLEIA UNIVERSAL DE SÁBIOS E INSTRUTORES ESPIRITUAIS (AGHARTHA) a decidir-se a entrar em ação para ajudar mais eficazmente a humanidade.

Isto é o que propriamente se chamou "a oportuna volta dos magos".

O interesse do Aghartha é principalmente Espiritual. De todos modos, fundamentalmente favorece a reabilitação moral e a filosofia transcendental; isto faz com que a religião e todo o campo do interesse humano seja incumbência de seus nobres esforços. Representa a aristocracia do pensamento, a dignidade do coração e, sobretudo, a nobreza espiritual.

Estes empenhos do Aghartha deram-se a conhecer, faz um século, pelo Marquês de Saint Yves d’Alveydre, Fabre d’Olivet, J. Ragón e H.P. Blavatsky. Antes destes grandes sábios, também falaram do Aghartha: Leonardo da Vinci, W. Goethe, Beethoven, Roger Bacon, São Francisco de Assis e muitos outros porta-estandartes da cultura. Também o fizeram Shakespeare, Dante, Dr. Mário Roso de Luna, Jamblivus, Apolônio de Tiana, Cícero, Josefo o Israelista, Bodhidarma, Valmiki, Gautama, o Rei Sargão, Manco Kapac, Quertzalcoatl, Jesus o Cristo, e a maioria dos grandes Guias da Humanidade através de todo os tempos.

O Aghartha é uma Assembléia de Sábios. Nada mais. Não busca a hegemonia do poder, nem se ocupa de planos políticos de nenhuma sorte. Simplesmente ensina, guia e inspira a humanidade em direção aos mais altos destinos Espirituais, de acordo com o tempo.

Não existe nada suspeito, duvidoso ou turvo neste esforço do Aghartha. Pode não ser facilmente compreendido, porque é tão Impessoal e Inegoísta, e pode merecer os ataques gratuitos daqueles que se negam a seguir seus ensinamentos morais, mas de nenhum modo pode fazer dano, porque seu Reino é puramente Espiritual. Não se harmoniza com forças mundanas malignas, embora trate, sobretudo, de servir os mais profundos, vitais e permanentes interesses da humanidade.

O atual e principal inspirador e Chefe desta importante ação é S. A. e S. OM SCHERNREZIG-LIND (pronuncia-se foneticamente Cherenzi Lind), o famoso filósofo, cientista e Mestre Espiritual, que escreveu dezenas de livros e trabalhos importantes sobre religião comparada, estudos acadêmicos, e desenhou, em 1947, a Carta para umas NAÇÕES UNIDAS ESPIRITUAIS. Agora, ele está consultando todos os Chefes de Estados, Religiões, Organizações Maçônicas e Movimentos Cívicos em todo o mundo, num esforço para realizar uma era de paz, liberdade e fraternidade humanas.

S.A. e S. OM SCHERNREZIG-LIND é um prestigioso Líder Mundial e Chefe Religioso, que preside a Civilização da Nova Era e a Fraternidade-Comunhão Espiritual, sob a Paternidade de Deus."

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL

Através de todos os tempos a Aghartha teve sua forma específica de atividade. Hoje em dia dirige a boa vontade de gente honrada e sincera para o estabelecimento do Santuário Universal, como antes, que unificava os sábios sob o signo do Santo Domínio Universal. Este Santo Domínio Universal é exatamente aquilo em que implica: num Reino de valores sagrados, numa república do Coração, onde os sentimentos superiores e os nobres desígnios são mantidos por sobre toda a força material, determinações egoístas, planos sectários, e morais gastas e ineficazes.

O Aghartha celebrou uma memorável Reunião de Fraternidade Universal, em Jerusalém, em 1912, quando os Sábios, que lêem os oráculos cósmicos, previram claramente o estouro de uma guerra mundial; estes sábios mantêm o contato entre a humanidade e os planos superiores. Em 1916, o Aghartha chamou urgentemente a uma Grande Reunião Espiritual e a um Congresso de Paz (Shambala), convidando os Mestres Religiosos, Instrutores Espirituais e principais filósofos de todo o mundo, com o propósito de fazer com que a humanidade se encarasse com as realidades e buscasse meios adequados para salvar a espécie humana da perdição, e evitar a ameaça latente, porque se previa claramente o comunismo, assim como o caos econômico e a degeneração espiritual e moral em todo o mundo. Isto que resultou altamente profético teve lugar na Ásia Central em Lob-Nor, em maio de 1917. Os versados em esoterismo oriental sabem bem que Shambalah é a Assembléia de sábios, onde se tratam dos problemas da humanidade e onde se fazem planos para as novas civilizações. Naquela ocasião, uma Civilização para a Nova Era - de Comunhão Espiritual e de fraternidade do Homem sob a Parternidade de Deus - desenhou-se definitivamente, assim como se traçou um Código para o Homem.

Tais ações provam com evidência e clareza que nem o Aghartha nem as Religiões, Fraternidades e Organizações Doutas que compõem o Santo Domínio Espiritual estão interessadas em nenhuma classe de planos políticos, complôs subversivos ou hegemonias místico-sociais. Verdadeiramente, sua missão é inspirar e guiar a evolução humana, enquanto sua ação o é exclusivamente por meio da educação, da meditação e de benefícios. Entretanto, também se ocupa com o resgate humano, com trabalhos de curar e proteger. Tais são suas atividades e características, o que exclue desígnios malignos ou prestígios duvidosos.

Muito se ouve hoje em dia sobre o Santuário Universal ou Santo Domínio Universal. Este é, precisamente, uma espécie de UNIÃO SINDICAL COOPERATIVA de Religiões, Sociedades Doutas, Corpos Maçônicos, Organizações Benevolentes, Escolas Místicas e Movimentos éticos e pacíficos. Situa-se em sadios valores Espirituais e em magníficos princípios morais, conhecida como a ETERNA ALIANÇA ESPIRITUAL, a qual todos os seus componentes comprometem-se a cumprir e propagar, defender e glorificar. E’ estranho que ela vá ganhando aceitação Universal? Todo o mundo encontra-se num torvelinho social, num caos econômico e numa confusão religiosa, assim como numa inversão de valores e num vazio Espiritual; mas nem por isto devemos concluir que está inteiramente corrompido e infernal. Ficam ainda almas sãs, corações puros e indivíduos nobres por todas as partes, e eles ainda podem constituir uma verdadeira COMUNHÃO ESPIRITUAL, assim como uma FRATERNIDADE DO HOMEM.

Afortunamente, há gente sã que se dá conta de que o Aghartha tem boa intenção e que, como se diz comumente, "não tem machado que afiar". Tampouco tem nenhum dogma que impor, clerezia que manter, doutrina que propagar ou sistema que defender. O Aghartha inspira, guia, ensina e ajuda muito acima de toda forma possível de Religião, Fé, Escola, Clã ou Nação. Não tem interesse mundano, e suas características exclusivas repousam sobre o fato de que são indubitáveis, inspiradas Universalmente e Associadas com Deus.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL é - funcional, fundamental e eticamente - interessado exclusivamente na FRATERNIDADE DO HOMEM e na COMUNHÃO ESPIRITUAL numa escala ampla. É o Esplendor Eterno que engloba todos os nobres esforços da humanidade sem que seja nem submetido nem ao serviço de "ciclos", "planos", "escolas", "sistemas", "ordens", "redutos das forças de cobiça, ambição ou orgulho”.

ANTI-COMUNISMO, ou REVISÃO GERAL DE CONDUTA E VALORES

A estrutura e o mecanismo do Santo Domínio Universal capacita os mais destacados e capazes Mestres Espirituais, Chefes religiosos, líderes sociais e técnicos competentes para que cooperem juntos em diferentes Conselhos, assim como no PARLAMENTO UNIVERSAL DO HOMEM, o qual é a agência de ação política. Assim, o governo real e verdadeiro emana da Comunidade e pertence à Gente, ao Povo, e não, a ditadores habilidosos ou tiranos eventuais, ou a monopólios políticos de planos secretos.

Faz-se imperativa uma retificação de métodos. Os acontecimentos mundiais estão se fazendo cada dia mais trágicos. É por isso que a Revisão de Valores se faz uma necessidade imperiosa do momento. Os preconceitos, os egoísmos e os falsos prestígios convertem-se em poços de forças infernais, ostentando a marca de orgulhos desavergonhados, inumanidade e de injustiça. Aqueles que nos conhecem dão-se conta de que nossa atitude contra o comunismo, contra as contribuições excessivas, contra as tiranias e as charlatanarias metafísicas, não são simples conveniência, ou “pose”, ou protestos convencionais. Evitamos todo o pronunciamento político e aborrecemos o dogmatismo mistico e os absolutos metafísicos; mas somos intrépidos em nossos princípios, porque eles significam mais para nós do que nenhuma outra coisa na terra. Cremos no Respeito de si mesmo e na Liberdade sobre toda outra condição mundana; e possuimo-los como condição interna própria.

Repetimos, nossa atitude contra o comunismo não é exclusiva nem convencional. Aborrecemos e condenamos toda a classe de planos maléficos, mas opomo-nos com não menos vigor e dignidade a toda a injustiça social, intolerância religiosa, escravidão econômica, servidão política, contribuições confiscatórias, discriminação racial, rivalidade supranacionalista, calúnias, gangsterismo atrevido, fanatismo místico sádico, tudo o que provoca revoltas sociais e desespero trágico em todas as partes. O Comunismo não é uma causa; é um efeito. Pode ser uma causa pelo aspecto de que busca poder imperialístico, eis então por que sua ameaça é tão fatal (já que nenhum dos processos de inspiração semelhante) resolveram ao mundo seus problemas nem melhoraram o padrão de vida humano.

UNIVERSALISMO EM AÇÃO, ou CONSCIÊNCIA CÓSMICA

Um ponto que devemos fazer perfeitamente claro é que nem o Aghartha nem o SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL são, especificamente, Organizações Orientais. Muita gente, especialmente na América e na Europa, sistematicarnente opõe-se a tudo o que é de origem asiática, preferindo estancar-se em seus preconceitos tradicionais e em seus ódios religiosos e em seus antagonismos raciais, em vez de superarem tais pensamentos e sentimentos antidemocráticos e anticristãos, que não são outra coisa senão demonstrações de que uma grande maioria de Líderes deste Movimento são Ocidentais e aos Orientais não importa, já que a Verdade, o Espírito e Deus são Universais e Eternos. Devemos dar-nos conta de que, em assuntos espirituais, assim como em ideais e em desígnios humanitários, os planos geo-polfticos e os desígnios raciais não têm nenhuma importância; e que, a menos que as pessoas aprendam a superar as ideologias sectárias e convencionais, os dogmas e os sistemas, jamais serão capazes de desfrutarem completamente dos verdadeiros valores Espirituais e dos ideais humanitários.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL de nenhuma maneira limita a sua ação a estas importantes concepções e realizações, por muito geniais e assombrosas que o sejam. É eminenternente prático, corno vimos, e suas realizações estão fundadas no princípio de REABILITAÇÃO MÚTUA. Por isso, é que a COOPERAÇÃO, o SERVIÇO ALTRUÍSTA, a AÇÃO IMPESSOAL, o CRÉDITO e a PROTEÇÃO constituem o principal aspecto da vida.

Por muito estranho que pareçam, estas atitudes e modos de proceder, embora únicos e extra-ordinários, são os que caracterizam o SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL. Não é uma miragem nem uma fórmula teórica, nem uma doutrina ilusória. É uma realidade completa, a qual as pessoas sinceras alegram-se em descobrir, ficando admiradas com as realizações maravilhosas que eles assinalam. O Serviço de Seguro Social e as Colônias Cooperativas Agrícolas e industriais, por exemplo, demonstram que os seres humanos podem viver livres, em paz e prósperos, sem que sejam odiados, caluniados, explorados, saqueados ou condenados uns pelos outros. Em realidade, não é necessário que existam Impérios poderosos ou supernacionalismos egoístas que glorificam a guerra, legalizam o crime, o vício, o ódio, a mentira e o furto, e que criam ilhas de privilegiados ou patrimônios feudais exclusivos sob um brilho moderno e superficial, mas de entranhas monstruosas.

Este Espírito criador e humanístico, que expressa a mais maravilhosa dinâmica Espiritual de todas as épocas, conduziu-nos a estabelecer TEMPLOS UNIVERSAIS, HORAS DE MEDITAÇÃO, AÇÃO DE REPARAÇÃO UNIVERSAL e TRABALHOS DE RESGATE ESPIRITUAL e de HUMANITARISMO UNIVERSAL. Graças a estas realizações, as pessoas podem orar a Deus livremente, sem que tenham de ser arregimentadas, ordenadas ou encurraladas por nenhuma organização, e tomam-se conscientes do fato de que não é natural viver como uma célula exclusiva num mundo que Deus fez amplamente aberto para o proveito mútuo de todos os seres vivos. Também a gente aprende a compreender melhor o fato de que a vida pode ser uma aventura que se pode desfrutar amplamente, em vez de uma maneira sinistra de existir, sob o temor permanente e submetida à escravidão, à exploração, à extorsão e às contribuições confiscatórias, ou tendo que evadir o ódio de fanáticos estúpidos ou as ameaças de deidades vingativas ou a ira de mentes discriminatórias.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL reúne as pessoas, fazendo-as entender a necessidade de serem mutuamente boas e protetoras, e fazendo-as desfrutar dos benefícios de própria cooperação no plano material da vida, assim como no plano espiritual e Divino. Assim, apagam-se as diferenças prejudiciais e as más paixões, dando dimensões efetivais a FRATERNIDADE HUMANA bem como projeções práticas à COMUNHÃO ESPIRITUAL. Isto, obviamente, é muito melhor do que o sectarismo infernal que hoje em dia medra sob a etiqueta de religiões espetaculares e de nacionalismos jactanciosos.

O SANTO DOMINIO UNIVERSAL não é, sob nenhum ponto de vista, um sistema estático, se é que se possa considerar de alguma maneira um sistema. Em realidade, não pode ser um sistema ou uma doutrina, porque não mecaniza a vida ou o individuo, e nega-se a colocar a vida numa fórmula teórica. Isto acontece porque a vida natural se soletra: “Liberdade, dinâmica, criação constante, realizações sem limites, Forças Divinas, em todas as partes potentes e em nenhuma parte encadeada ou limitada ‘ Isto explica o nosso interesse em resolver os problemas do mundo integralmente e em remediar os males humanos.

O PARLAMENTO UNIVERSAL DO HOMEM ou Assembléia Geral do Santo Domínio Universal é uma Corporação aberta, onde a consciência humana pode se expressar livremente. Aí se tomam em consideração todos os problemas humanos e as soluções, examinadas e recomendadas. O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL oferece, verdadeiramente, o estranho espetáculo de solucionar as necessidades humanas sem ensaios, sem antecâmaras e sem olhar o mundo através do prisma cru da política. É espontâneo e sincero, inegoísta, e aborrece o sentido e os métodos da política que consiste em tomar egoisticamente e em oferecer sem dar jamais, ou dando constantemente um pouco para obter mais, ou planejando e intrigando para ultrapassar os opoentes da forma a mais diplomática ou maliciosa possível; ademais de ser sem sentimentos e sem consciência.

Sempre sincero e consciente de seus fins, o SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL trata de resolver os problemas do mundo. Entretanto, dá-se conta de que, sem dinheiro, não pode ir muito longe. Por isso é que pensa em estabelecer um FUNDO DE PAZ E FRATERNIDADE UNIVERSAL. Seus pregoeiros estão a caminho para cumprir os requisitos legais em diferentes países, e breve se publicará um plano em todo o mundo sobre isso. Sob um ponto de vista, este Fundo de Paz e Fraternidade Universal pode se considerar como destinado a comprar PAZ E FRATERNIDADE, das quais o mundo está tão necessitado. Em verdade, a Paz e a Fraternidade parece que jamais chegarão a ser uma realidade, onde a intolerância política e religiosa prevalecem, e onde a psicose da violência e o temor conduzem à guerra, à agressão, à excomunhão ou ao ódio arraigado e à desconfiança.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL deu-se conta, também, de que, enquanto o mundo esteja regido por um sistema econômico anti-científico, que é fundamentalmente monstruoso, não existe fundada esperança para a Fraternidade humana e para a Paz do mundo; a gente buscará sempre o DINHEIRO, a deidade todo-poderosa da ambição, da cobiça, do orgulho e da ignorância; e todos sabemos que os indivíduos continuarão sem término o seu envilecimento, corrupção, degradação moral, refinamento criminal e seus desígnios infernais para poder obter satisfação pessoal e para glorificar desígnios secretos. E o único remédio para tão desacoroçoaste realidade é procurar e provocar uma atitude pessoal mais efetiva e mais ética, uma realização mais Espiritual, e, queiramo-lo ou não, criar um sistema econômico melhor.

Toda a estrutura social da humanidade deve ser, assim, revisada. Não é suficiente condenar o uso de armas nucleares, esquadras, o estrangulamento econômico e as injustiças sociais. Devemos ir à supressão e a pôr fora de lei toda a forma de servidão humana, violência e arregimentação, toda agressão, já seja intolerância religiosa ou guerra, todo ataque gratuito, já seja discriminação racial, servidão econômica ou tirania política.
A propagação do conhecimento deveria ser o principal ideal das Religiões e Governos. Mas isto não é suficiente; nada ensina e esclarece mais do que as Instituições exemplares que reabilitam os indivíduos e multiplicam as bênçãos da liberdade, da paz e da verdadeira fraternidade. Por isso é que o SANTO DOMINIO UNIVERSAL está tão ansioso por oferecer soluções efetivas e práticas para os problemas do mundo, e solucionar as necessidades humanas, e remediar todo o possível mal de nossa espécie.

Em verdade, a humanidade está terrivelmente dividida, apesar de que se fala tanto de democracia, de cristandade, de fraternidade, de caridade etc. As Nações e as Religiões como as fratemidades e as escolas místicas e movimentos pacifistas são ou parecem, antes, legiões feudais e cidadelas infernais de magnificência totalitária para manufaturar toda a estupidez possível.

É de assombrar-se que as Religiões e as Nações se tornem cada dia mais egoístas? As Religiões excomungam com penas eternas do inferno aos que não acatam seus ditados, seus dogmas ou mandamentos, ao passo que as nações excluem as pessoas que as desgostam. Possivelmente, eles jamais haverão ouvido falar da mágica dos ideais e do divino poder dos sentimentos nobres. Agora é quase impossível viajar através do mundo sem um ‘passaporte’ que é toda uma consagração política, ou com uma visação religiosa, que é realmente uma marca religiosa, que se supõe dar direitos ao céu, sem os quais, as viagens são impossíveis, já que em muitos países estes documentos não são válidos ou são considerados como “testemunho de culpa” Se um Budista ou um Muçulmano chega a Roma, os Católicos maltratam-no. Se um Católico a aventura-se a ir a Rússia, logo é tratado como espião. Se um Judeu fala em voz alta em um país árabe, é encarcerado “ipso facto”, ou apedrejado. Se um Russo desembarca na América, é logo arrastado à prisão. Se algum homem livre chega a outro pais que não seja o seu, breve descobre que a liberdade é assunto de livros e de discursos diplomáticos, mas não, uma realidade. Em alguns países, que se vangloriam e alardeiam de tradição e ideais democráticos, faz-se um minucioso escrutínio e urna investigação inquisitorial das credenciais religiosas, do antepassado racial e da crença política dos viajantes; ainda sua vida privada é averiguada escrupulosamente sem nenhum respeito à personalidade particular e à liberdade humana, e se não se encontra a satisfação dos modernos janízaros com ocasione de Torquemadas, as suas miseráveis vítimas ocasionais são de imediato arrojadas a Ellis Island ou a pocilgas vergonhosas ou submetidos ao interiarnente inumano tratamento de “ftidesejáveis” e à “expulsão”, sem nenhuma consideração pelo porvir dos mesmos. É isto correto? É isto próprio e fica bem a pessoas Divinamente esclarecidas? É isto próprio de Cristãos? É isto, realmente, democracia? Os luzeiros do mundo civilizado não são tão brilhantes como se nos disse, e tudo o que brilha no mundo civilizado não é, em realidade, ouro moral nem Espiritual. Isso ainda não é tudo. Que alguém comercie com outro país, ou mude de residência de um país a outro, ou trate de transferir bens privados de uma latitude, estas são aspirações absolutamente impossíveis, porque cada país é um baluarte fechado, ou um claustro econômico, um campo religioso ou esfera política os quais, naturalmente, não se devem perturbar nem contaminar com influências exteriores. Esta asserção não é um exagero, já que ainda os rasgos raciais ou os dados culturais são motivos de uma exclusão radical, como se os seres humanos não fossem idênticos, com as mesmas aspirações pela liberdade, pela paz e pela prosperidade; como se cada grupo, cidadela ou campo fossem inimigos naturais e destruidores enviados por Deus para destruir outros grupos, cidadelas ou campos de diferentes raças, tradições, economias ou crenças religiosas. Agora, por que esta confusão antidemocrática, anticristã, anti-humana e anti-espiritual que se vê em todas as partes hoje em dia, num mundo que pomposamente se jacta de haver sido Divinamente salvo, e que medra sob o signo de “Democracia Vitoriosa”? Preferimos deixar aos fanáticos intolerantes e aos incultos chauvinistas de certo prestígio que respondam estas perguntas cósmicas.

Nós nos damos conta de que amiúde nos acusam de imprudentes. Somos diretos, e nós não temos a culpa se a verdade fere tanto a alguns, às vezes, ou se as pessoas merecem nossas críticas. Entretanto, o nosso único fim e propósito é solucionar os problemas do mundo e encontrar remédios para os males humanos. Enquanto exista uma só injustiça no mundo, há uma séria ameaça para o resto da humanidade. Não podemos condenar o crime, o vício, a violência, o fanatismo, os complôs subversivos, a inquisição inumana, a tirania e a exploração muito mais do que queremos participar da culpa por tais condições, tolerando-os. Sempre dissemos que um santo ou um gênio que permita o crime, a violência, a calúnia ou a tirania desenfreada em sua presença é, ou um grotesco patife disfarçado ou um louco irresponsável. Os que se dão conta, como nós, de que hoje ninguém está a salvo de ataques monstruosos por parte de alguma sorte de polícia, de gangsteres fanático-religiosos ou loucos místicos, sabem que “a santidade do Lar’ “os inalienáveis direitos do homem” e “a dignidade do indivíduo” são somente mitos num mundo onde a democracia chegou a ser tragicamente hipotética. O Temor é o passaporte da vida moderna, porque os indivíduos estão constantemente acossados por forças secretas, ou arrastados para a angústia por opressões sujas de todos os lados. A necessidade mais urgente da humanidade hoje é LIBERTAR-SE DO TEMOR, porque sem ela toda outra classe de liberdade é uma simples quimera. Ademais, existe algo mais lacerante e perturbador para a mente do que o pesadelo vivo do TEMOR permanente de ser arrastado para fora do seu lar à meia noite, ou ser chamado como soldado de alguma sorte de guerra, perseguido devido ao nosso amor à liberdade, à verdade e ao respeito próprio; devido à discriminação racial, preconceitos sociais, intolerância religiosa, preso e maltratado por polícia inquisitorial, sequestrado por ‘gangsters’, ou gratuitamente caluniado por fanáticos religiosos estúpidos? Um quadro melhor da tragédia do homem moderno poderíamos obter, se considerarmos os esforços da tirania sindical, da corrupção política, dos Governos ditatoriais, dos planos internacionais e das imposições das finanças secretas. Se quiséramos, poderíamos também acrescentar a pouco gloriosa ameaça das bombas atômicas H e nuclear, pelas quais muitas nações desenvolveram uma inclinação inesperada.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL não tem preferência por nenhum sectarismo, partido político, exclusivismos racial, absolutismo nacionalista ou totalitarismo religioso. Ele não pode limitar o seu campo e extensão de seus esforços Espirituais e de aspirações humanitárias. Por isso é que defende, honra e protege por princípios e, não, em forma convencional, a todo o esforço honesto e sério e a toda a decisão humanitarista. Pela mesma razão, considera a todas as pessoas igualmente, como Irmãos, Cidadãos do mundo e Filhos de Deus, sem preocupar-se com sua crença, raça, nacionalidade ou credo político. Quando nós vemos um homem ou uma mulher, só vemos um ser humano, criatura de Deus, que pode ter esta ou aquela crença, bens, ou nacionalidade; mas não se poderá ser recomendável antes de haver conseguido ser um humano bondoso, honrado e edificante.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL repousa sobre Princípios Universais e Valores Espirituais e dedica-se exclusivamente a servir os interesses humanos e as realizações Divinas, sendo estranho aos desígnios sectários e aos planos egoístas. Todos os Membros aderentes devem-se provar dignos dos ideais que professam, respeitando-os e aplicando-os da forma a mais honrosa possível, e para o beneficio mútuo da humanidade. Assim, os Princípios e valores, que são eternos, prevalecem por sobre os convencionalismos e egoísmos, que usualmente medram, interferindo nos direitos naturais e na dignidade espiritual dos outros.
O SANTO DOMINIO ESPIRITUAL, assim, defende e garante a prosperidade de todos os que têm como sagrados os Princípios e os Valores, e como mais elevados do que os bens, autoridade e glória passageiros.

ADVERTÊNCIA E CONVITE À HUMANIDADE

É óbvio que o SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL não é uma organização mística, como tampouco, uma simples grei de idealistas de câmara ou metafísicos especulativos. É altamente prático até o extremo de buscar a solução a todos os problemas econômicos tanto ou tão bem como das rixas ideológicas e dos conflitos morais. É, em realidade, um Universalismo que engloba Valores Espirituais e Princípios Universais da maneira a mais prática. Isto é possível, porque promove a Consciência Cósmica, ou seja, a elevação dos valores humanos até a dimensão de realizações Divinas.

Os Líderes do SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL têm que haver provado sua capacidade e valor como Guias da Humanidade. É estranho, então, que eles advirtam a humanidade do perigo de seus (dela) próprios métodos errôneos e desígnios malignos? Esteve convidando as pessoas a unirem-se e cooperarem para uma vida melhor e mais respeitável. Um acontecimento maior não podia suceder em nossos tempos, já que a humanidade o que mais necessita é ser resgatada do abismo dos valores anti-espirituais em que está caindo.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL é puramente uma Cruzada ética e um Renascimento Espiritual oportuno. Não se entretém em política e aborrece tratar os problemas humanos com exércitos, bombas e odiosidades. Tampouco pode evitar os planos políticos e leis destrutivas das Nações, como tampouco pode deter as Religiões que recorrem à excomunhão ou aos métodos de bandolerismo. Tem que vencer o mal com Sabedoria e Amor. Sua jurisdição radica só no coração e na alma dos indivíduos. Isto faz a sua tarefa dificultosa e lenta. Quem pode duvidar de que, ao final, terá que conseguir o êxito?

Os problemas do mundo são devidos às condições humanas, e estas dependem das limitações dos indivíduos, de suas más inclinações ou de seus complexos internos. Por isso, quem deve mudar é o indivíduo humano, melhorar, aperfeiçoar-se, se é que queremos um mundo melhor.

O Renascimento Espiritual provocado pelo SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL é, fundamentalmente, humanístico. Entretanto, dirige-se a uma união melhor entre o homem e Deus ou da Terra com o Céu. Desta maneira, a Unidade e a Universalidade chegam a ser uma possibilidade moral assim como um poder Espiritual. O coeficiente da potencialidade da Nova Era é do mais alto grau, porque está colocada sob a proteção de uma Sociedade do Homem com Deus. Deus permanece como a suprema fonte de vida, e espera-se que cada indivíduo busque a Suprema realização Espiritual.

O futuro do mundo pode ainda continuar confuso e confundido, mas já se construíram os cimentos da FRATERNIDADE DO HOMEM SOB A PATERNIDADE DE DEUS para sempre.

Não existe bom futuro nas guerras, nos planos políticos, na diplomacia secreta, na intolerância e perseguição religiosa e na exploração do homem pelo homem. Estes sãos os fundamentos que nos guiam a uma atitude ética mais transcendental para encarar as necessidades da humanidade, dando-nos perfeita conta de que a União faz a força, e até aqui nenhuma só Nação, Religião ou Filosofia foram capazes de encarar com êxito o repto das forças malignas, do materialismo ou de quaisquer das ditaduras. Nem as Nações Unidas, como sua predecessor, demonstraram-se capazes de resolver os problemas do mundo, e isto é devido, principalmente, ao fato de que lhes faltam qualidades morais e valores espirituais.

O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL oferece a solução dos sábios de todas as idades e isto é possível somente porque constitue uma força moral e prestígio Espiritual sem par, que deriva da cooperação inegoísta e não-sectária de numerosos e diferentes Corpos Maçônicos, Religiosos, Escolas Místicas, Sociedades Beneficentes e Movimentos pacifistas e morais, que se jogaram sobre o dever de servir a humanidade e honrar a Deus da melhor forma que lhes permitem seus meios e disposições.

Outras características do SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL, e também únicas, jaz no fato de que não é proselítico nem doutrinário, ao mesmo tempo em que recebe, com prazer, a todos os líderes sérios e sinceros que estão livres de preconceitos, fanatismos e egoísmos.
Isto constitue uma salvaguarda contra os maus desígnios, e é uma garantia de que nunca degenerará em planos ou sistemas como os que sempre foram a causa da miséria humana, de calamidades e tragédias.

O atual e principal inspirador e Chefe desta importante ação é S.A. e S. OM SCHERNREZIG-LIND (pronuncia-se foneticamente Cherenzi Lind), o famoso filósofo, cientista e Mestre Espiritual, que escreveu dezenas de livros e trabalhos importantes sobre religião comparada, estudos acadêmicos, e desenhou, em 1947, a Carta para umas NAÇÕES UNIDAS ESPIRITUAIS. Agora, ele está consultando todos os Chefes de Estados, Religiões, Organizações Maçônicas e Movimentos Cívicos em todo o mundo, num esforço para realizar uma era de paz, liberdade e fraternidade humanas.

________________________________________________________