O SANTUÁRIO UNIVERSAL,

ou EXTRA-TERRITORIALIDADE E EXTRA-NACIONALIDADE

 

Gestação de uma Nova Era – Renascimento Espiritual Moderno

 

            O SANTO DOMÍNIO também solicitou o privilegio de EXTRATERRITORIALIDADE e de EXTRA-NACIONALIDADE para as Forças Morais e Valores Espirituais, que não encontram o respeito e os ambientes necessários em muitas latitudes. Prosperarão tais conceitos? Algumas pessoas duvidam. Porém muitos, entretanto, creem neles o suficiente para que se esforcem seriamente para levá-los à prática e à sua realização efetiva.

            O SANTO DOMÍNIO está pela Fraternidade e Comunidade entre toda a gente de boa vontade, sem preocupar-se com as diferenças de raças, crenças, nacionalidade ou política. O fundamental é a Unidade Moral e o Espírito da Essência Universal da Vida. Isto assegura que a Verdade não pode ser o monopólio de nenhum grupo de pessoas em particular, e que Deus não se pode limitar por nenhum dogma teológico ou por divisões doutrinárias. Os seres vivos têm sua origem comum e são igualmente capacitados, e nenhuma fronteira política, sistema religioso ou planos místicos ou poder tirânico pode, sob nenhuma circunstância, destruir ou desprezar tais privilégios.

            O SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL está integrado por Religiões, Sociedades, Fratemidades e por grupos éticos e Movimentos Pacifistas positivamente interessados na realização de seus próprios melhores ideais. Todos estão empenhados em ajudarem-se, respeitarem-se e protegerem-se mutuamente, para realizarem suas aspirações nobres e humanitárias e seus anelos espirituais.

            Desta maneira, nenhum grupo ou movimento em particular trata de exercer poder preponderante sobre os demais, nem está destinado a exercê-lo sobre o resto do mundo, porque cada um e todos têm o mesmo direito e obrigação de participar da direção dos interesses humanos e espirituais no governo de todo o mundo. Não existe, verdadeiramente, razão para sentirem-se separados e para serem antagônicos ou recorrerem a intrigas, à violência ou à subversão para fazer com que prosperem os ideais nobres e os valores espirituais. Somente os desígnios egoístas e as forças do lucro e da ambição podem ser antagônicos a tais ideias, como as nossas.

            No mundo, onde prevalecem a estreiteza mental e o egoísmo, é natural que cada Religião ou Escola ou Movimento preocupem-se com suas próprias conveniências. Por isso, realmente, é que os fins de hegemonia, as ideias sectárias e o egoísmo ou os absolutismos e as agressões constituem as bases da Sociedade de hoje em dia. Pela mesma razão, os indivíduos que falam de Universalismo, Internacionalismo ou Cosmopolitismo são usualmente olhados com mofa, desconfiança ou ódio profundo. Estas tais atitudes só demonstram imaturidade mental e fanatismo odioso. Entretanto, o totalitarismo sectário está rapidamente estancando-se por suas próprias limitações e maus efeitos. O egoísmo e o sectarismo podem ser poderosos e ainda sadísticamente viciados e tirânicos, explorando seu próprio poder, prestígio e autoridade, mas cedo ou tarde demonstram serem estéreis e incapazes de anularem as equivocações e mal que produzem, ainda sob as mais exageradas formas de coerção e ditadura. Tais sistemas e métodos deve têm que se dar conta de que ainda o misticismo extremo e os dogmas exclusivos, tabus e ditaduras fracassam em satisfazer as demandas da vida, a qual necessita evoluir apesar de todos os desígnios humanos. Este terrível caos moral e vácuo espiritual deveria ser uma advertência para todos. As seitas, os partidos e os personalismos deveriam despertar para a realidade de que sozinhos não podem prosperar completamente, e, queiram-no ou não, a natureza humana e os poderes cósmicos têm que triunfar sobre todos os conceitos teológicos, as fantasmagorias místicas e os caprichos antropomorfos. Por isto, é que as Religiões, as Nações e as Organizações, embora sejam muito orgulhosas de suas tradições, prestígios e riquezas materiais, não deveriam confiar demasiado, porque, através da História, outros grandes Impérios, Religiões e Sociedades prosperaram, conquistaram e governaram, mas os sinais dos tempos cedo ou tarde mudam e as desvanecem como pelo vento. Somente os Princípios Universais e os Valores Espirituais demonstraram serem perduráveis, eternos.

            Esta é a melhor lição da História e nos diz que a Humanidade tem que evoluir, tem que viver pela mágica das mudanças sob a força arrastaste da vontade de prosperar. Quem ou quê organização se atreverá a desafiar as nobres advertências dos tempos?

            Não é reconfortante, verdadeiramente, que, devido ao SANTO DOMÍNIO UNIVERSAL, as pessoas agora possam sentir, pensar e viver como Irmãos? Os Cristãos, os Maometanos, os Bramânicos, os Budistas, os Confucianos, os Jainistas, os Sikistas, os Teosofistas e os Espiritualistas podem, nesta hora e para sempre, encontrar a Unidade da Humanidade e a Comunhão Espiritual como uma realidade verdadeira, não como um sonho, uma ilusão ou como uma esperança vã; e, verdadeiramente, os americanos, os alemães, os russos, os chineses, os franceses, os árabes, os japoneses, os noruegueses, os africanos, os peles vermelhas, os hindus, os malásios e os australianos descobriram que todos são iguais debaixo da pele, e nas estatísticas vitais. A gente agora se dá conta de que todos são FILHOS DE DEUS, apesar das diferenças raciais, e IRMÃOS de uma mesma espécie, em que pesem suas ideologias, crenças, partidas ou nacionalidades e, quanto mais e melhor COOPEREM, mais brevemente gozarão da verdadeira bênção da paz, da liberdade, da prosperidade e da felicidade. Tal milagre desta FRATERNTDADE DO HOMEM e verdadeira COMUNHÃO ESPIRITUAL pôde ser possível somente pelos esforços e pelos desvelos do SANTO DOMINIO UNIVERSAL.

Gestação de uma Nova Era – Renascimento Espiritual Moderno