yicp

 

IOGA INTEGRAL

ou

BIOSICOPLASTICA

 

Desintoxica, vigoriza o desenvolve tanto o corpo como a mente. É o indispensável para conservar ou recuperar a saúde, a juventude ágil e vigorosa, a linha, a simpatia, a elegância e a felicidade.

Cursos Teóricos o Práticos, residencial e por correspondência, para: (1) Damas (Senhoras) (2) Jovens estudantes e (3) Cavalheiros de qualquer idade – de seis meses de duração- iniciaram em breve.

Um Curso de IOGA INTEGRAL significa melhor preparação para enfrentar-se a vida, e adquirir-se fatores de triunfo que não se logram de nenhuma outra maneira. Não se prive dos incontáveis benefícios corporais, mentais, morais, culturais e espirituais que unicamente a IOGA INTEGRAL pode proporciona-lhe; e sua melhor inversão.

Nem sequer custa tanto como o menor de seus “vícios simpáticos”.

Acrescente você anos a sua juventude, e juventude a seus anos, sem meios artificiais nem medicamentos, nem fórmulas místicas de nenhuma classe

REGISTRE-SE ou ESCREVA-NOS HOJE MESMO

 

Se você sabe o que necessita na vida, EXPERIMENTE:

  1. Relaxação física e mental à vontade.
  2. Concentração mental sublimadora.
  3. Formação do caráter e da personalidade integral.
  4. Liberações de inibições, temores, angustias, períodos de frustrações, medos infundados, traumas, etc.
  5. Cultivo da atitude mental liberadora de toda a tensão nervosa e ansiedades causadoras dos desarranjos emocionais.
  6. Liberação (......) das tiranias que são as drogas, os tranqüilizantes, o alcoolismo,o tabagismo, o jogo e as preocupações inconfessáveis.
  7. Normalização e sublimação do mecanismo sexual pela atitude mental.
  8. Cultivo de uma vida saudável mediante uma alimentação racional, uma atitude mental enaltecedora e uma realização espiritual natural que no conhecem substitutos.
  9. Atividade mental subconsciente, criadora e reabilitadora, a vontade, durante o sono.
  10. Cultivo, integralização e exteriorização da verdadeira personalidade humana.
  11. Equilíbrio emocional e nervoso.
  12. Melhor desfrute do mecanismo da consciência criadora mediante a meditação.

Desenvolva: Quer você Ser:

Saúde dinâmica
Personalidade integral e equilíbrio
Vigor psicofísico
Beleza e graça
Charme, flexibilidade maneira de andar e fineza
Linha elegante
Simpatia
Livre-se de toxinas, esclerose e anquiloses       
de corpo e das inibições temores,
traumas e complexos mentais

Vença a timidez.
Consiga vitalidade,
Vida harmoniosa e
Logre felicidade

Bailarina
Atleta
Artista
Aeromoça
Secretária
Líder social
Diplomática

Ou, simplesmente,
Feliz Ama de Casa ou Dona

A IOGA INTEGRAL ou Bio-psicoplástica e ajudará a você.

Ensaie durante seis meses, e estará preparada para viver triunfalmente.

UNIVERSIDADE MUNDIAL (em preparação): Porto Alegre – R.G.S.

 

     Desde o famoso episódio de Lindbergh ao cruzar o Atlântico, em um monoplano, e explicando o seu êxito, graças ao esforce e a valiosa cooperação de conjunto “WE”, ou seja, o mesmo e seu aeroplano, entende-se melhor o valor da contribuição, assim como do rendimento, do homem quando conta com a perfeita colaboração da maquinaria que utiliza. Desde logo, é o gênio criador. Como o individuo poe a ponto (de servir-lhe) o mecanismo, o a maquinaria se prega a seus desejos e se comporta com cronométrica regularidade de trabalho segundo os fins predeterminados. Mas, se sabe que existe um íntimo consórcio entre a pessoa e seu “aparelho”, tanto nos motivos, como nos fins, e uma acaba por adquirir a personalidade da outra, ao extremo de que se tem podido comprovar que o trabalhador se encontra coibido e limitado em suas capacidades, quando têm maquinarias que não ajustadas por ele próprio, ou que não consegue compreender bem; é como se não se conseguisse estabelecer um laço de simpatia e profunda compreensão entre ambos. Segundo este mesmo critério, podemos assentar que a maquinaria dirigida, acostumadamente, por um trabalhador competente, trabalha quase só, e resulta muito mais eficiente.

     Assim deve ser, desde logo. A máquina deve servir-lhe ao homem, e não vice-versa. Hoje em dia, vemos amiúdo que a máquina escraviza e quase substitui o homem, e isto não devia ser, já que de todos os modos ela nunca pode ser tão eficiente como quando o homem a faz objeto de solicita atenção e devida direção. Logo, em ulterior análise, o material primordial ou mais vital não é maquinaria, se não o SER HUMANO. É este que deve ser objeto de principal atenção, já que é em resumo o MATERIAL CAPITAL HUMNO o que há de determinar o futuro da fábrica industrial, o mesmo que a substancia e as projeções da sociedade, da nação e em fim de toda a humanidade, independentemente de toda a fé religiosa, de qualquer partidismo político, ideologia de última hora, revoltas sociais ou guerras mundiais, que fora ou houvera.

     A disjuntiva inevitável que se perfila ante tais condições, é que o INDIVIDUO deva apreender a servir-se da máquina de maneira vantajosa, sem nunca deixar-se vencer nem substituir por ela. Deve, portanto, liberar-se de seu estado de SUBDESENVOLVIMENTO a fim de que adquira uma genuína personalidade humana digna e idônea. A não ser assim, a civilização material acabará por colocar o homem a margem por completo e converter-lhe em simples servo seu, perdendo por fim a humanidade tudo o que lhe fica de dignidade moral e de autonomia inteligente, assim como de criatividade consciente e de nobreza espiritual.

_________________

     O fato substancial e inegável é que a IOGA INTEGRAL se conta como fator de indiscutível importância em todos os sistemas de EDUCAÇAO. Não o é menos como coadjuvante da MEDICINA, como o comprovam nossas experiências em um espaço de tempo menor, de um mês, com casos submetidos a nós, sob a garantia de distinguidos colegas de corpo médico. Em quanto a RELIGIAO, cremos sinceramente, que uma Classe de IOGA INTEGRAL em cada congregação e Igreja (Templo Sinagoga, Catedral ou Ashram segundo seja o caso) tem muito que demonstrar, já que os cidadoes, devidamente

     Cultivados o completamente integrados, oferecem uma maior seguridade de realização do famoso apotegma latino MENS SANA IN CORPORE SANO. “Mens agitat molemá” diziam os antigos, e hoje em dia dizemos como Dr. Alexis Carrel: “Cada pensamento que se produz na mente tem efeitos físicos correspondentes” e vamos mais adiante, ainda, ao proclamar que “cada célula do corpo físico vibra ao compasso da mente, cada função fisiológica e cada hormônio depende, igualmente do mecanismo mental, do mesmo modo que os genes portadores de herança a garante da procriação”.

     Assombra, por outra parte, quão benefícios resulta a IOGA INTEGRAL para os desportistas, ao igual para os artistas e as pessoas que têm que trabalhar todo o dia, bem seja em uma oficina ou as profissões liberais. É que aqui trata-sé antes de tudo de educar para vida Sá, vigorosa, harmoniosa e feliz. Não tão só faz ressaltar em cada qual suas possibilidades e suas melhores qualidades ou faculdades, mas também coloca ao individuo humano em condições de conhecer-se melhor a si próprio e a utilizar a plenitude suas próprias energias e seu potencial vital natural e espiritual. É assim como a personalidade humana adquire uma positiva integralidade, alcançando completamente, a medida, bem seja de sua vocação ou de sua profissão. De fato, o artista se faz melhor artista, o trabalhador mais idôneo e eficiente em sua artesania, o pedagogo mais competente e mais enamorado de seu nobre magistério, o sacerdote ou Ministro mais preparado para afrontar as grande verdades da vida, e em fim do médico faz um melhor penetrador o servidor da natureza humana.

     Desde que o Dr. Alexis Carrel escreveu sua magistral obra “O HOMEM DESCONHECIDO”, e o Prof. Hans Sayle seu notável ensaio intitulado “A TENSAO E CAUSA DE TODAS AS ENFERMIDADES”, a IOGA INTEGRAL tem conquistado para si um posto de preferência em todos os círculos educadores e profissionais, demonstrando que a ser humano é antes de tudo um delicadíssimo mecanismo que requer permanente atenção a fim de evitar seu envenenamento, desajuste ou desagregação progressiva, tanto ao físico como no Psíquico ou Mental. Os dois autores mencionados foram pioneiros neste labores, alem de companheiros de estudo do que escreve, e suas obras servirão de fato, de substancial introdução à Bio-Psicoplástica eu IOGA INTEGRAL, que vai a bom caminho em converter-se em “ciência de todas as ciências”, como dizia o inolvidável Mahatma Gandhi, o Genial H.G. Wells contribuiu em seu afiançamento com o peso de seu próprio contundente critério aduzindo que “a IOGA INTEGRAL ou Bio-psicodinámica acrescenta vida aos anos e anos à vida”. Mais adiante, o Dr. Augusto Auvard asseverou que “A IOGA INTEGRAL aleja a enfermidade e a velhice o que não è pouco dizer, mas, sobretudo contribue para manter o frescor, a robustez, e a vigor da juventude, produzindo em toda a pessoa interessada a plena satisfação de vida e permitindo alcançar a verdadeira felicidade. Se a pessoa fosse sempre razoável, descobriria que a preparação e o desenvolvimento que promove a IOGA INTEGRAL lhes é indispensável, seja quem for ou qual religião professem, e ao preço pelo menos igual ao que pagam pelos vícios como que se suicidem cada dia um pouco mais.

     Desde logo, existe já a Engenharia Humana. Outros cientistas demonstram sua possibilidade, se não sua atual realização, como o Dr. B. F. Skinner, Professor de Psicologia de Harvard quando afirma que a “ciência aumenta cada vez mais nesse poder de influenciar, trocar e moldar a conduta humana”. O Dr. Carl R. Roger, professor de Psicologia de Wisconsin University assenta sua vez que “estamos presenciando a formação de uma ciência com potencial de enorme importância, que é um instrumento cujo poderio social fará aparecer débil a energia atômica em comparação”. A nova fisiologia é riquíssima em descobrimentos e nos revela que a Psyché ou Mente, que a Psicologia descarta e ignora vem a ser um dos maiores fatores da biologia e da sociologia. Até as células, os hormônios e os genes, de fato, devem sua físico-química às funções e atitudes da Mente, demonstrando ser automática em sua fisiologia, tão so em parte e segundo as circunstâncias”. Dr. Wilder Penfield, luminar da cirurgia de Canadá, provocou um juízo ainda mais contundente, que remata toda a duvida eu suspeita quando disse: “A ciência não nos dá nenhuma luz sobre a natureza do espírito do homem ou sobre a existência de Deus”. Contestando-lhe o Dr. Pr. OM Lind: “não há nenhum ciência genuína onde não há luz da consciência, luz que nos reabilita e guia, luz inconfundível e eterna que desde o fundo do universo nos revela as verdades imanentes e maravilhosas da vida, tanto no homem, como em Deus, ou vice-versa”.

     Chegamos agora ao ponto de que tanto a Psicologia como a Psicanálise, o mesmo que a ginástica comum, a quiropráctica e a maioria dos métodos educacionais em vigor caem em obsolência total, desprezadas pelos avanços da ciência em matéria de controle de pensamento, das emoções, do comportamento individual, assim como da liberação da mente de toda a intoxicação, traumatismo, falta de articulação, desproteção, inibição e tensão.

     De fato, não existe que saibamos, substituto algum para a IOGA INTEGRAL, considerando seus méritos como método de reabilitação da personalidade humana em suas condições intrínsecas. Desde logo, isto têm seus alcances na ordem espiritual, pois não constitue em nosso caso um motivo de preocupação já que deixamos a cada individuo em plena liberdade de atender a seus próprios assuntos de consciência o de coração.

     A BIO-PSICOPLASTICA ou IOGA INTEGRAL é exatamente, nem mais, nem menos, o que implica: isto é, a Ciência-Filosofia da Vida Sá, Digna, Edificante e Harmoniosa. E obvio, portanto, que não se trata aqui de uma simples “Ginástica”, de um “atletismo exótico” ou de um “judô-twist” de última hora, nem muito menos uma “Psicanálise aplicada a Psicossomática” ou coisa parecida. Desde logo, nem leva a mais leve semelhança com os diversos sistemas de “ioga” tradicional e mística com que poderia emparelhá-la o vulgo. De fato, deve sua afetividade, assim como sua popularidade, ao fato de que consiste em um método progressivo e prático de alta efetividade na retificação de defeito físicos, desajustes emocionais, desequilíbrios mentais, falhas de caráter, desequilíbrios nervosos e complicações dos sistemas psíquicos e fisiológico, alem de contribuir para a formação do caráter, do melhoramento das condições de existência, da aquisição de um melhor sentido e uma mais amplia visão da vida, assim como fomentar a conservação ou recuperação da saúde o do vigor juvenil e a reabilitação da personalidade humana. Daí que a IOGA INTEGRAL seja sui generis, alem de admirável e sobretudo incontestavelmente incomparável e inimitável.

     Tanto os Ginásios como as associações de Atletismo e Desportes, as Sociedades de Seguros, os Sindicatos de Trabalhadores, as Escolas e Universidades, as Igrejas, os Clubes Sociais, as fábricas industriais, as oficinas mercantis e governamentais, os Institutos de Investigação Científica ou de Estudos Espiritualistas, e em fim todas as aglomerações de pessoas para fins de produção tem assegurado benefícios ilimitados na adoção da YOGA INTEGRAL já que garante o melhoramento do capital humano, assim como a maior utilização do potencial vital natural e espiritual de todo o individuo sem imiscuir-se de modo algum, nem em questões de superstição, nem de consciência, como tampouco de Fe ou religião, nem em assuntos políticos.

____________


  • As jovenzinhas, que ainda sonham a crêem que toda a vida é um romance ininterrupto, também devem prerarar-se para uma vida mais febril e mais prática, ao mesmo tempo que mais realista.
  • A BIOSICOPLÁSTICA lhe oferece as melhores possibilidades e lhe garante uma vida de plena saúde, beleza física, amplitude mental e felicidade.
  • As artes foram sempre patrocinadas pela mulher, porque para ela a vida é, sobretudo, poesia, sonho e vôo livre do espírito. Sua melhor ajuda é sem dúvida alguma a BIOSICOPLASTICA ou Ioga Integral.
  • Já a mulher moderna trabalha, ganha seu pão cotidiano, mede capacidades e talento com os homens, e, enfim, tem ofícios de todas as classes, desde laboratoristas até aeromoça, médica, júris-consulta, diplomata e educadora, sem desprezar os labores do campo nem os do lar que as vezes são os mais rudes.
  • Até as assim chamadas “rainhas de beleza” têm de “embelezar-se continuamente. Toca-nos dizer, contudo, se a beleza natural não é mais efetiva e admirável que a artificial.