A FÓRMULA DE PODER

A fórmula máxima de poder não consiste numa exaltação inconsulta das paixões nem tampouco reside num esforço extremo de nossas possibilidades físicas e mentais.

O verdadeiro poder é sempre inarticulado. Pronuncia-se com singeleza e sem complicações. E uma autoridade natural ao contrario de um forcejar com as circunstâncias.

Por isso é que a pessoa não se deve por em antagonismo com a realidade, tratando de impor-se de todas as maneiras, custe o que custar. Muito mais facilmente se consegue triunfar sobre as circunstâncias da vida e vencer as vicissitudes emergentes, quando se sabe assumir uma atitude paciente. Não se creia que isso é conformismo, pois trata-se de resistência interna aos imperativos externos ou circunstanciais.

A arte de vencer nas dificuldades da vida se reduz, portanto, em assumir uma atitude sábia. Deve-se agir no memento devido, mas também há que saber “amadurecer as situações”, mediante um pensar acrisolado e uma atitude mental edificante. Numa palavra: ha que fazer com que a mente controle e dê modalidade as circunstâncias da vida, o que se obtém por meio da meditação e do pensamento acertado.

Nenhuma força física e superior a mental, pois esta tende a cristalizar a realidade do pensamento e, cedo ou tarde, porém indefectivelmente, chega a converter-se em realidade positiva, em fatos objetivos. Daí, a importância incomparável da vida mental e a necessidade de dedicar-se a trabalhar mentalmente tudo aquilo a que se aspira e se quer realizar no plano material ou objetivo.

Assim pois, AUM, que é o poder supremo, deve ser compreendido e realizado conscientemente. Ademais, deve-se entender que esta palavra é a soma total dos tattvas, a síntese vital de toda a realidade.

________

Do livro: AUM o Formulário de Poder. Pr. OM Schernrezig Lind. Editorial Bodha. Colômbia. 1958.