MANIFESTO do 1º Congresso Brasileiro Religioso, Humanista, Fraternal, Filosófico e Espiritualista

________________________________

Esperanças não realizadas

________________________________

 

universal-espiritual-union

 

 

A todas as Autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas da Nação Brasileira. Aos Dirigentes de todas as Religiões, Fraternidades, Filosofias e Crenças. Aos Profissionais da Imprensa. Ao Povo Brasileiro.

Nesta hora crucial de tantas lutas ideológicas, de tanto desequilíbrio social, de violências e incompreensões em todo mundo, em que as forças materialistas do mal querem destruir a Humanidade ou anula suas mais belas conquistas, usando de todo e qualquer meio a seu alcance, tentando afundar, também nossa querida Pátria.

O Comité Organizador do 1o CONGRESSO BRASILEIRO RELIGIOSO, HUMANISTA, FRATERNAL, FILOSOFICO E ESPIRITUALISTA, cumprindo determinações da Assembleia Preparatória para sua realização, de 15 de setembro de 1963, DIRIGE-SE AS AUTORIDADES DA GRANDE NAÇAO BRASILEIRA, aos Chefes de Todas as Religiões, Fraternidades, Filosofias e Crenças bem como ao Povo Brasileiro em geral, PARA PROCLAMAR A SUA PALAVRA DE FE, ENTUSIASMO E OTIMISMO NOS GRANDES DESTINOS DO BRASIL, DESDE QUE HAJA MAIS COMPREENSAO, MAIS RESPEITO AS LEIS HUMANAS E UNIVERSAIS, QUE REGEM O MUNDO, particularmente por parte daqueles que detém o Poder e daqueles que se dizem Religiosos, Fraternos e Espirituais.

As Instituições que apregoam doutrinas divinas de Amor e Fraternidade estão na obrigação de inscrever com letras de ouro e VIVEREM, na prática, estes pensamentos:

“UNAM-SE AS BOAS GENTES, ANTES QUE SEJAM TRAGADAS PELOS ABISMOS QUE AS SEPARAM”.

“DESTRUAMOS OS MALES ANTES QUE ELES NOS DESTRUAM A NOS TODOS”.

COMPREENDAM-SE E VIVAM TODOS COMO IRAMOS”.

Mestre KUT HUMI LAL SINGH

__________________

Não mais vivemos a hora das divisões. O momento é de somar, unir, multiplicar: somar, unir e multiplicar esforços, dignidade, decência, espiritualidade.

Atentai bem para as 16 resoluções no verso deste manifesto.

__________________

Existe um só Deus , uma só Verdade e uma só Humanidade.

Uma NOVA ERA está alvorecendo.

Uma NOVA CIVILIZAÇAO está aparecendo.

Uma NOVA HUMANIDADES está-se forjando.

Um NOVO ENSINAMENTO está perto.

Uma NOVA ORDEM MUNDIAL-ESPIRITUAL está-se levantando.

Uma NOVA LUZ está brilhando.

Uma BENÇAO vos atinge.

A Divina Presença está aqui. (COSMOCRACIA – COHUMANIDADE)

Bases e Linhas Mestras do Congresso:

  1. “Condição “sine qua non”absoluto respeito para com todas as crenças, todas as pessoas e todas as organizações. Toda e qualquer alusão pessoal de caráter negativo e, igualmente, todo o propósito político e toda atitude ou expressão de linguagem desrespeitosa são, implicitamente, proibidos.
    1. Promover meditações ou orações em comum, pelas pessoas de todas as crenças, para obtenção de saúde, paz, compreensão, irmandade e respeito mútuo, de maneira permanente entre todos os homens, podendo-se utilizar o Mandala da ALIANÇA RELIGIOSA UNIVERSAL.
    2. Bandeira triunitária: “DEUS, VERDADE e HUMANIDADE”
  2. Tônica: “Reclamamos a União dos corações e das almas no esforço para uma realização espiritual” (Mestre KUT HUMI LAL SINGH)
  3. Lema: “almas e corações unidos em a Nova Era”.
  4. Música: A Grande Marcha de Verdi.
  5. Símbolo: (estandarte, selo, timbre, flâmula): uma bandeira, tendo ao centro uma rosa e uma flor de lótus, unidas (Ocidente e Oriente); uma cruz vermelha (o dinamismo da espiritualidade); fundo amarelo ouro (o pensamento, o intelecto) e uma faixa azul, nas bordas, com várias estrelas simbolizando os homens, seres espirituais.
  6. Que futuro se lavra a Humanidade na Era Nuclear? Convivência com ódio e violência, ou Irmandade Espiritual Universal?
  7. Dinamização das virtudes do homem. A Dignidade como fator básico. Cooperação inter-religiosa.
  8. Abolição das propagandas com invectiva ou que promovam ódios de classes ou sectários.
  9. Despertamento, desenvolvimento, educação e cultura da Consciência. Como fomentar a paz e uma civilização moral com sentido espiritual.
  10. Características de Fraternidade Humana Universal. Consciência cósmica e a NOVA ERA (Aquarius).
  11. Preparação Moral e ética para a Nova Era. A Nova Civilização, que deve ser espiritual e não materialista, como até agora.
  12. Reintegração do homem à natureza e transformação do indivíduo.
  13. Papel efetivo das Religiões, do Humanismo, da Filosofia, das Fraternidades e do Espiritualismo em favor do progresso total do Homem.
  14. Sofrimento e Evolução, Conhecimento e Evolução. Consciência Espiritual e Evolução.
  15. Os atuais sistemas de caridade e o estímulo á indolência e á mendicância. Como substitui-los.
  16. Como evitar os perigos antissociais no mundo atual?
  17. Como fomentar a genuína compreensão e irmandade entre os homens acima de toda consideração de raça, casta, nacionalidade e crença?

Temário já sugerido por inúmeras organizações:

  1. Que futuro se lavra a Humanidade na Era Nuclear? Convivência com ódio e violência, ou Irmandade Espiritual Universal?
  2. Dinamização das virtudes do homem. A Dignidade como fator básico. Cooperação inter-religiosa.
  3. Abolição das propagandas com invectiva ou que promovam ódios de classes ou sectários.
  4. Despertamento, desenvolvimento, educação e cultura da Consciência. Como fomentar a paz e uma civilização moral com sentido espiritual.
  5. Características de Fraternidade Humana Universal. Consciência cósmica e a NOVA ERA (Aquarius).
  6. Preparação Moral e ética para a Nova Era. A Nova Civilização, que deve ser espiritual e não materialista, como até agora.
  7. Reintegração do homem à natureza e transformação do indivíduo.
  8. Papel efetivo das Religiões, do Humanismo, da Filosofia, das Fraternidades e do Espiritualismo em favor do progresso total do Homem.
  9. Sofrimento e Evolução, Conhecimento e Evolução. Consciência Espiritual e Evolução.
  10. Os atuais sistemas de caridade e o estímulo á indolência e á mendicância. Como substitui-los.
  11. Como evitar os perigos antissociais no mundo atual?
  12. Como fomentar a genuína compreensão e irmandade entre os homens acima de toda consideração de raça, casta, nacionalidade e crença?