O COLÉGIO ROSACRUZ ESOTÉRICO UNIVERSAL

O Colégio Rosacruz Esotérico Universal é um veículo de alta cultura espiritual, que teve sua origem no Seminário Rosacruz Esotérico de Darjeeling, Índia, e foi fundado por seu atual Instrutor Geral, o Mestre KUT HUMI LAL SINGH.

A Rosacruz é uma atitude, um método e um procedimento de transcendência mística. Todas as suas noções levam o sentido mais cabal da regeneração consciente, cósmica e criadora, fundamental e integral do indivíduo. Como método, cultiva as faculdades inerentes à natureza humana; como procedimento, constituem a mais acertada, incitadora e edificante concepção, isto é, a Filosofia Fundamental Transcendente; como atitude, exalta todos os poderes infinitos do ser pela meditação e outras práticas disciplinares que abarcam integralmente o indivíduo (físico, mental e espiritual). Daí que a Rosacruz integre o Mentalismo como síntese sapiente, a Teosofia, a Ioga, o Espiritismo e, enfim, a Iluminação ou Brahmavidya, desde suas fases mais ínfimas até a Vida Impessoal e a Consciência, sem mistérios vãos nem dogmas metafísicos estrafalários e teorias de "magia" fantástica.

Nós definimos o misticismo Rosacruzcomo a ponte para o infinito. É um meio de cultura mental e espiritual em seus aspectos transcendentes que, apesar de não revestir os caracteres de um "sistema organizado de religião",implica e persegue a realização efetiva e edificante da suprema consciência religiosa,isto é, a expressão sublime do potencial étnico, ingênito, primordial de toda a deidade.

Mas o que distingue a este Colégio, de maneira singular, é que, além de não fazer alarde de pretensão alguma, toda sua atuação resume-se na obtenção do maior grau de cultura mental e de desenvolvimento expressivo do espiritual.Antes de mais nada, é humanista e trata de desenvolver a maior soma de expressão das forças inatas do ser, de acordo com suas necessidades naturais. Por isso, é muito prático no tratamento das fraquezas e inépcias humanas, e, ao mesmo tempo, oferece a todo o que a ele recorre, uma filosofia sã, precisa, enaltecedora e aperfeiçoadora, sem apartar-se do realismo mais singelo nem extraviar-se em idealismos sentimentais fúteis.

Seus ensinamentos não são secretos nem vão disfarçados de simbolismos estranhos e ritualismos confusos, sendo, ao contrário, dados metodicamente, de acordo com o desenvolvimento da natureza sujeita a transformação, o que se determina por diversas realizações que surgem no campo délfico da Consciência, por novíssimas atitudes e esforços mentais felizmente provocados por suas disciplinas culturais, baseadas nas necessidades evolutivas da própria natureza.

O Colégio Rosacruz Esotérico Universal não aspira a mais do que ser um meio cultural da mais transcendental significação. Por isso, age à maneira de organismo dedicado exclusivamente ao fomento e difusão da cultura em seu aspecto mais integral e essencial