Imprimir
Visto: 3814

 

A MENTE

(Mentelogia, a Novíssima Psicologia)

"Os Poderes da Vida são ilimitados, exceto quando feitos de outra forma pela própria ignorância, pela displicência e pelas paixões do homem". K.H.

Estamos agora confinando com um novo campo. Pouco importa se o chamamos MENTE ou ALMA. Não percamos tempo com doutrinas antiquadas e com teorias fúteis. Estejamos sempre atentos ao fato de que a Natureza é sábia e de que até mesmo o nosso conhecimento pode sempre suportar alguma sorte de melhora.

A despeito do que você haja aprendido sobre a mente até hoje, deve dar-se conta de que, agora, está entrando em o novo conhecimento relativo a ela, o qual é muito maior e mais maravilhoso do que aquilo que foi proclamado. De fato, é somente agora que estamos - al fim - atingindo os segredos da Mente, o Santo da Consciência, e a cova mágica dos tesouros da Vitalidade.

A Mente é uma associação de forças. O caráter e a combinação destas farão a total diferença entre o gênio e o débil mental, entre a saúde e a doença; a Criatividade e o crime, a Felicidade e a miséria, a necessidade, as limitações e a estupidez; entre um alto quociente de inteligência e o sentimentalismo e as delusões da fraqueza; entre a mentalidade nobre e um modo de vida instintivo e indigno.

A Mente pode ser melhor entendida como um sistema de "linhas de força", o qual constitue um todo congruente. Se estas "linhas de força" não estão bem enlaçadas e tecidas, elas produzem confusões em nós, as quais conhecemos como COMPLEXOS PSICOLÓGICOS e insanidade. Se elas estão emaranhadas, produzem nossos subterfúgios, manias, propensões mórbidas, vícios, hipocondria, astenias, anomalias sexuais, neurastenias (morose conditions), psiconeuroses, histeria, epilepsia e incivilidade.

Deste modo, a Mente assemelha-se a um dínamo. De fato, estas "linhas de força" são os nossos interesses, esforços, anelos, conhecimento, ideais e desígnios. Naturalmente, desenvolvemos estas "linhas de força" durante nossa vida, e elas são a base de nossa habitual forma de viver. Elas são a nossa matéria prima de vida e também os elementos que modelam nossa personalidade e preparam o nosso destino ou porvir. Nossas funções mentais, naturalmente, são seguidas por estas "linhas de força", e por causa destas, dispomos de habilidades ou faculdades que, ou dirigem ou misturam bem ou estabilizam o nosso mecanismo interno. A Vontade é somente uma Capacidade de direção dessas "linhas de força" dentro de nossa Mente. Da mesma forma, a IMAGINAÇÃO é a habilidade funcional para combiná-las e, se o processo é analítico, temos a PERCEPÇÃO, que, por sua vez, nos leva aos conceitos, e, se estas "linhas de força" são mais profundamente controladas, convertem-se em INTUIÇÃO.

A Mente é, ao mesmo tempo, um dínamo, que gera energia por si mesmo e também suas próprias energias. Ela é o conteúdo e o continente, a energia, a dinâmica e as forças resultantes.

A Mente é, portanto, uma Central Energética, dentro da qual se geram e armazenam grandes forças, e também uma maquinaria maravilhosa, por meio da qual efetua as mais prodigiosas funções, tais como são o pensamento, o sentimento e a consciência; e também aquelas de um conjunto de rádio transmissor e receptor, que, igualmente, são TELEVISÃO e RAIOS. A Mente é tudo isto, uma vez que ela pode CRIAR quando pensa e também transmitir os seus motivos ou ideias - que são forças - (TRANSMISSÃO MENTAL ou TELEPATIA). Além disso, ela pode CURAR e TRANSFORMAR ACONTECIMENTOS, ou MODIFICAR A QUALIDADE DAS COISAS, AO PRECIPITAR-SE OU CONDENSAR-SE A SI MESMA.

A Mente pode ser desenhada à maneira de um cone, tais como estes:

Este gráfico teórico da Mente apresenta-nos a fonte (em cima) das energias do ser, onde os TATVAS, Princípios da Vida, começam a tomar forma de maneira individualizada. No extremo oposto (em baixo), está a saída das forças vitais nas características da Personalidade. A fonte é pura, mas os últimos resultados dependem, inteiramente de nós mesmos.

 grafico-mente

            No primeiro exemplo, podemos dar-nos conta como os TATVAS ou Princípios Básicos da Vida assumem a consistência da personalidade, e buscam, então, diversificar-se, somente para terminar em variadas modalidades de formas de vida. No exemplo 2, apresentamos a mesmíssima ideia, diferentemente, por motivo de clareza.

            Também no primeiro exemplo, é óbvio que a diferenciação necessita controle ou canais de expressão, pois de outro modo as energias mentais desviam-se escassamente e perdem-se profusamente em desordem e desarmonia.

No segundo gráfico, com a parte mais estreita do cone para baixo, temos uma ideia melhor da direção ordenada, controlada, harmoniosa de nossas forças íntimas, ou vitalidade, sejam elas expressas em forma de inteligência ou de funções biológicas.

Naturalmente, a Mente pode ser domada, ajaezada, amestrada e controlada. Os que dizem o contrário, meramente voejam a sua própria ignorância, ou visam esconder suas limitações e curtos alcances por meio de negações arrogantes e afirmações tolas.

Quem quer que deseje ou se atreva a experimentar RADIOMENTE, logo ficará maravilhosamente surpreendido pela clareza de tudo isto, e também estará numa posição para tirar vantagem dos benefícios incontáveis que se podem derivar de uma Mente bem controlada. Isto será positivamente realizado, se soubermos avaliar nossas habilidades e se estivermos dispostos a beneficiar-nos com as possibilidades infinitas que, ou jazem adormecidas ou se enfraquecem em nosso ser interno, por causa de nossas disposições mentais mórbidas, ou manifestam confusão e embaraço, ociosidade e desesperança descontrolados.

Como as águas estagnadas, a Mente apodrece (decompõe-se) e cai em abismos de maldade, fraqueza, doença e vícios, ou desenvolve propensões diabólicas e criminosas. Ela pode, ainda, desbordar-se em motivos, noções e desígnios e, então, nós temos os complexos psicológicos, a insanidade, a luxúria e perdas de vitalidade. Se o reservatório é demasiado estreito, tais como em casos de egoísmo ou preconceito, ignorância e estupidez, então ela explode, e os resultados são paixões violentas, ambição desmedida, iniquidade etc. Uma MENTE bem controlada é sólida em seus motivos; torna-se cada vez mais digna e saudável, crescendo sempre em bem estar e poder.

* * *

A fim de corrigir nossos defeitos mentais e desenvolvermos boas qualidades, devemos empreender a nossa própria reabilitação. Esperar melhoramento por outro caminho seria tolice. Não devemos nunca esperar qualquer coisa senão os resultados devidos aos nossos próprios empenhos, anelos e aspirações consistentes e aos nossos pacientes esforços. Somente as nossas próprias experiências pessoais contam, verdadeiramente, na grande equação da vida, e nós somos, unicamente, o resultado de nossos esforços os mais intensos e continuados (sustentados, sustained).

O hoje é o resultado de nossos ontens e nós NOS TORNAMOS, constantemente, de acordo com os nossos desígnios e atitudes mentais efetivos. Se nós não tivermos meta ou desígnio real, definido, nossa Mente estará amarrada à ociosidade e a ter atitudes infrutíferas e, consequentemente, a viajar sem guia, norma, propósito ou habilidades. Não podemos esperar ter uma Mente Poderosa, se a deixarmos ser vítima de forças exteriores, ou desguarnecida e incontrolada. Quando a Mente é descuidada e desenfreada, ela dá ao mundo seus incontáveis loucos e seus grandes criminosos; e, ao contrário, uma Mente cultivada e controlada produz os grandes lideres, artistas, inventores, gênios e santos que viveram na história mundial e enriqueceram o patrimônio humano.

Traduzido do original inglês "RADIOMIND ou THE SCIENTIFIC CONQUEST OF LIFE". Pr. OM Cherenzi-Lind. Editado por lá UNION ESPIRITUAL UNIVERSAL, Califórnia, Pasadena 1977. Copyright.