Imprimir
Visto: 1663

 __________________________________________________________________________________________

 yoga1  

UNIVERSIDADE  MUNDIAL CIENTIFICO ESPIRITUAL

PARA OS NOVOS TEMPOS

Academia Mundial de

IOGA INTEGRAL CIENTIFICA o BIOSICOPLASTICA

__________________________________________________________________________________________ 

yoga2

Vida -  Psique – Forma

Para a Mulher moderna

Curso Teórico e Prático de Biosicoplástica

Encontramo-nos aqui, frente a frente com a mulher em seus três componentes básicos, a vida, a psique ou Mente, e a forma em seus aspectos esplendentes e mutativos.

Com efeito, referir-se à mulher, sob qualquer aspecto que seja, é cotejar com o mistério, MULHER, éternel féminin.

A mulher é, por lei natural, toda encanto, fragilidade cativante, beleza subjugante, vida vibrante, pensamento e sentimento sempre impressionante e suscetível de ingentes sacrifícios e incompreensíveis modalidades e, enfim, conjunto de delicadas formas, feitas para dar sentido à junção mental e dignidade à própria vida.

A mulher é tudo isso, substância nobre de mistério maravilhoso no qual parece palpitar todo o universo, e isso explica seu perpétuo influxo na vida familiar e social bem como seu constante caráter variável que sói aparecer, às vezes, desconcertante, ilusório, superficial, com veleidade, instável, irresponsável, enganoso insensível e pueril.

A mulher é bela e mutável por definição e sobretudo, o é por necessidade de sua função biológica e espiritual, não importa quanto se a critique ou deixe de admirar. Sempre terá devotos adoradores, e muitas vezes viverá sobre um pedestal de divindade.

*   *   *

Na antiguidade, a mulher era considerada como a melhor propriedade do homem primitivo. Passou a ser logo dom do céu e bênção de Deus. Nos tempos modernos, menos românticos, porém mail práticos, ela é a companheira inseparável do homem, sua melhor ajuda, seu complemento, seu anjo protetor e sua constante fonte de inspiração.

Daí a necessidade de que a mulher se cultive se cuide, a fim de que suscite sempre admiração e a devoção do homem e seja seu ideal incarnado, além de ser digna do respeito de suas irmãs de destino.

*   *   *

A vida é um incessante processo de mutação, troca ou modificação. Graças ao uso oportuno e metódico de nossa vontade podemos fixar seu rumo, e com nosso pensamento nos é possível determinar sua intensidade e seu sentido. Daí a necessidade de utilizar devidamente a psique ou Mente.

A Mente ou psique, também varia incessantemente, assim que é preciso aprender a dominar seu mecanismo e controlar suas funções, se é que aspiramos a aproveitar da vida em seu sentido ideal, digno, admirável, nobre enfim.

Nossa personalidade, por sua vez, modifica-se constantemente de maneira automática e, inclusive, instintiva. Podemos, porem submeter este processo evolutivo a condições bem predeterminadas, controlando as circunstâncias e submetendo a rígidas disciplinas a engrenagem biológica e neuroendócrina. Assim, cultivamos o tipo e a classe ou categoria de personalidade que mais nos afaga e encanta.

* *  *

Transformar-se, melhorar, aperfeiçoar-se é VIVER. Quem não muda, mumifica-se, resseca-se e endurece, eu, como as águas que não correm, estancam-se e apodrecem, vindo a ser ambiente adequado para toda classe de alimária e parasitas. Não ter aspirações é como renunciar a prosperar e afastar todo esforço de transformação é como renunciar a prosperar e afastar todo esforço de transformação reabilitadora ou enaltecedora, e isso equivale a estratificar-se em forma de ideias antiquadas e hábitos que se convertem em automatismo instintivo ou “reflexos condicionados”, que não exigem nem o menor esforço mental.

Sendo assim, a mente reclama ser ativa para não anquilosar-se e converter-se em fermento mórbido ou fator parasitário. Pensar é, já, ter maior direito á vida, porque a promove, realça, enriquece e normaliza.

Não é somente a personalidade humana a que requer mudanças no curso da vida, para o melhor, entende-se. Também o corpo necessita ser ativo, para não se sentir deprimido, inútil e menosprezado. Da mesma forma a mente tem urgência de um dinamismo que a ponha em valor, que a torne criadora e que a faça refulgente de inteligência prática e enaltecedora.

A mulher, devemos confessá-lo sem falsa piedade, não está feita para ser um simples adorno de salão ou um joguete da vida. Tampouco pode ser um amasio de frivolidades irreverentes e de insubstanciais nimiedades que, longe de dignificar sua portentosa fragilidade feminina, converte-a em simples feixe de pétalas mescladas sem finalidade na vida. Acaso não seria melhor ser fragrante flor, transbordante de vigor, com vigor de vida prometedora, que fala de mistérios inspiradores e que só pode ser admirada e eleita?

Renovar-se é viver. Transformar-se é a necessidade fundamental de toda pessoa que queira viver plenamente e ano fazer-se candidato para os fracassos ou para converter-se em antigualha insubstancial e sem finalidade prática.

Você dirá agora, Querida Estudante, se quer viver como o progresso do tempo e com os avanços da ciência numa Nova Era que alvorece, ou se prefere estancar-se e dedicar-se, antes, à vida mole e fácil da inutilidade e do fracasso, ou para render culto ao passado que irremediavelmente não voltará.

Esta primeira Lição tem por fim exclusivo definir-se a tomar posição

Se você compreendeu esta primeira lição, ponha-se diante de um espelho e olhe-se bem tal qual aparece. Teve lhe agrade como é agora, mas com toda segurança preferiria ser ainda mais bela, mais repleta de saúde, mais esbelta, de personalidade sedutora, mais simpática, e, enfim, mais exitosa na vida.

O importante, efetivamente é que aspire a ser uma expressão vivente de seus melhores ideais e sonhos, ou que outras pessoas quereriam ver e admirar em Você.

Não importa qua seja sua idade, se quer mudar para um sentido melhor, e se anela ser mais feminina, ou uma expressão mais esplendorosa de beleza nata e de sua juventude em flor. Nosso propósito é ajuda-la em todos seus esforços, até que consiga coroar suas aspirações com uma maior alegria de viver e com um melhor sentido de responsabilidade dentro de seu mundo habitual.

* *  *

Pense bem na sua personalidade agora, e também na que anela firmemente alcançar ou desenvolver de agora em diante.

Pense muito em tudo isto, pois, como dizem os grandes sábios e todas as época, se é ou se chega a ser tal qual se pensas

______________


Muito apreciada amiga:

 

Sou sua Instrutora e, desde logo, vamos ser boas amigas. De minha parte farei todo o possível para que assim seja, pois, considero-me responsável por seu completo êxito, enquanto estude sob minha direção neste magnífico estabelecimento.

Pode, se quiser, confiar-me suas dúvidas íntimas, seus pensamentos secretos e suas aspirações, assim poderei ajudá-la melhor. Dedicamo-nos ao aperfeiçoamento da personalidade feminina, bem como ao melhoramento da foram de vida de cada pessoa. Não nos interessa nem sua raça, nem sua fé ou sua nacionalidade; para nós é você uma amiga a quem nos cabe o privilégio de ajudar; o demais é sua vida privada, que concerne só a Você. Se necessita concelhios ou alguma orientação, efetivamente, não regatearemos esforços, pois estamos aqui, precisamente, para servir.

Quisera que compreendesse, além disso, que nossa tarefa aqui é bem definida, mas se você não fizer esforços não vai aproveitar devidamente os serviços que lhe proporcionamos. Deve Você, portanto, por toda sua atenção nas diretivas oferecidas em cada Lição, e esforçar-se em fazer os exercícios recomendados. Procure não apartar-se desta linha de conduta.

Já teve você oportunidade de perceber de que temos um programa de ação educacional e de conquistas substanciais que não pode senão transformar sua vida, promovendo a saúde, o equilíbrio emocional, o bem-estar moral e a felicidade que não soube descobrir ou obter até agora.

Deve Vosê ter bem presente, da mesma forma, que este Curso de Estudo e Prática é inteira e absolutamente individual, privado. Pode recomendá-lo a suas amizades e parentes, efetivamente, mas não deve nunca emprestá-lo, já que o mais valioso do mesmo não é o que está escrito, senão ao contrário o espírito da Instituição. Somo uma instituição constituída por mulheres dedicadas á Mulher. Temos um coração e espírito, que são nossa razão de ser.

Agora, obriguemos ao tempo a trabalhar em nosso favor. Empenhemo-nos em ser a nossos olhos, dignas de nossos próprios ideais, e ante ao mundo inteiro vibrantes expressões da beleza, da doçura e da graça que por lei natural nos incumbe ser.

Afetuosamente,

Mary O´Day

 

Londres, 24 de junho de 1954