Imprimir
Visto: 3915

 UNIVERSIDAD ESPIRITUAL DE CUBA

alvorece uma nova era

arbol

 

YOGA INTEGRAL
(BIOSICOPLASTICA)

Para a Humanidade da Nova Era

poder pessoal ou VITALIDADE EVAPORADA

A personalidade humana é devidamente polarizada, funcionando como campo de indução eletromagnético, telurico-cosmico e mental-espiritual, ajustado e integrado. O individuo humano incultivado tem sua vitalidade dispersa e diluída, e encontra-se á mercê de todas as forças negativas do ambiente e do universo, que sem cautela atrai a si mesmo continuamente.

A concepção Biosicoplástica (YOGA INTEGRAL) é bem definida. A geografia da personalidade humana não começa nem acaba como a configuração do corpo do individuo. O ser humano vive absorvendo energia do infinito cosmos incessantemente, respirando, comendo, pensando, aspirando e até dormindo, ao extremo de que ninguém saberia dizer onde estão os limites do anthroposdentro cosmos, salvo que ambos se fundam irremediavelmente em um, quer seja física ou mental e espiritualmente. Efetivamente, existe uma organização que revela que o cosmos influem permanentemente e em todo o ser humano, seja na forma de forças eletromagnéticas ou em essências supra subtis. A YOGA INTEGRAL, sem preocupar-se de modo algum com metafísica ou misticismo e religião, entende que se deve tomar em conta que o anthropos se encontra dentro do cosmos, de fato, e deve ser um tanto de certa transcendência. A vida humana não pode ser coisa pouco importante e deve justificar-se por todos modos, de maneira mais consistente com os mais nobres sentimentos e ideais de que sejamos capazes.

PERSONALIDADE HUMANA desintegrada, negativa e com complexos, múltiple e portanto incapaz de dignidade, e de faculdades e capacidades bem definidas. Porque não ensaiar o método de YOGA INTEGRAL que desenvolve as melhores possibilidades e predispõe para uma vida integra, harmoniosa, criativa e feliz, livre de enfermidades, vícios, velhice prematura, complexos o fobias mentais, e profunda insatisfação de viver?

CRECIMENTO ECONOMICO DA PERSONALIDADE HUMANA, física bem como mental e espiritualmente, mediante a YOGA INTEGRAL. Existe, de fato, uma relação entre o ser humano e suas próprias atividades, assim como com seus ideais, sua educação e seus interesses vitais. O que pensa, sente e faz o homem como individuo se transpõe na fabrica, no escritório, no club ou na igreja onde se desenvolve. O individuo, em outros termos, recebe constantemente influencias do ambiente e de todo o cosmos, quer sejam visíveis ou invisíveis e materiais ou supra subtis, mas também por sua vez é fator determinante por motivo de suas próprias atuações. Por exemplo, um pai de família ou operário, ou capitão de indústria, ou ministro de religião que não é digno, culto e respeitável, não pode preencher devidamente suas funções sociais. Uma pessoa virtuosa, respeitável e genial, por outra parte, pode mudar o curso do destino duma comunidade, duma indústria ou duma nação.

O material humano se converte em capital e ainda de mais valia, susceptível de maior trabalho- produção, que se converte em melhor prosperidade, melhores preços e dividendos. A personalidade humanapossuem um potencial vital natural que, bem utilizado, pode converter-se no património e na renda mais extraordinária e menos suspeitada. A YOGA INTEGRAL prepara e predispõe o individuo para uma melhor produtividade, desenvolvendo maior confiança, uma personalidade vibrante e eficiente, vigor juvenil, mente ágil e criadora, em fim uma compreensão da vida e genuína felicidade.

A YOGA INTEGRAL distingue certa diferença entre a mulher, a juventude e a pessoa adulta. Tem organismos diferentes, necessidades físicas e mentais distintas, enfim hábitos ideais e um dinamismo sui generis. Não se pode, portanto, falar-lhes da mesma maneira, nem devem seguir a mesmo método de exercícios de desenvolvimento do corpo e da mente.

Fala-se cada vez mais de YOGA. Além disto, grandes personalidades tem demonstrando, disto dando fé, que a YOGA é algo mais que faquirismo ou exibicionismo de desmiolados. Na Índia, todo o mundo social e politico se preza de praticar a yoga, e no mundo ocidental temos Sir Oliver Lodge, Lord Bulwer Lytton, Misha Elma, Paderewski, Tcaikowski, Belafonte, Ben Gurion, Lurie Buxton, Alain Danielon, Yedi Menuhin, Anna Pavlova, P.D. Duspenki, Dr. Alexis Carrel, Jane Adams, Sir Connan Doyle, Jerome K. Jerome, Oswald Spenngler, Albert Einstein, Stephan Zweig, Henri Bérgson, Mahatma Gandhi, Genney Tunney Firpo, Rabindranath Tagore, Arthur Rubinstein, Clark Gable, Greta Garbo, C.G. Jung, Anatole France, a tantas outras celebridades de nossos tempos.

Não podemos mencionar sinão as personalidades mais notáveis, naturalmente, e em realidade a Yoga não é um segredo para os grandes desportistas, artistas de ballet e do teatro, estadistas, militares, educadores e homens de negócios, em todas as latitudes, que a consideram como fator básico para o êxito, devido á sua parte de reacondicionamento do corpo e de reavivamento mental que tanto realçam a personalidade humana. Além disto, existem por isto mesmo clubs de yoga e muitas universidades da Europa e América do Norte, enfim a YOGA INTEGRAL conta como seus praticantes milhares em quasi todos os países. E que se recomenda pelos seus resultados.

Particularidade notável da YOGA INTEGRAL é que beneficia a todas as pessoas indistintamente, seja qual for sua raça, sexo, idade, fé religiosa, condição social ou nacionalidade. O seu interesse se centraliza no magma e na essência da personalidade humana. Relacionar a yoga com alguma expressão religiosa, nacional, racial, mística, metafísica ou espiritualista, é tão carente de gosto como não saber que a ciência é completamente alheia a toda lenda, doutrina ou ficção.

A autentica Yoga não tem nada em comum com a s múltiplas formas de “yoga” de que tratam certas obras de livraria, feitas sobretudo para satisfazer a avidez financeira de seus autores, quando não para explorar a credulidade humana. Existem, de fato múltiplas formas ou métodos de “yoga” com carácter místico, religioso ou hinduistico. Mas a genuína YOGA é uma ciência da vida e é INTEGRAL no sentido de que abrange todo o ser humano e sua relações com a humanidade e com o universo. E precisamente o que fizera que o Arcebispo Henri Dubernois solicitasse recentemente a UNESCO a adoção da YOGA INTEGRAL como o melhor meio para manter a prosperidade, a paz e a genuína democracia sobre este planeta.

A verdadeira YOGA que é INTEGRAL, se divide em nove partes distintas, ou seja:

  1. O canto, baseado nos sons;
  2. O ritmo, que é a dança;
  3. Os cores que dimanam da luz;
  4. O esforço vitalizante que se baseia no movimento;
  5. Sentimento que se funda na sensibilidade;
  6. A ação planificada ou seja o pensamento;
  7. A absorção ou energetizaçao;
  8. A criação pela consciência;
  9. A harmonia ou projeção filosófica-espiritual.

Todas estas secções, entretanto, devem ser estudadas separadamente tão só por pessoas que desejem sobressair como instrutores e em forma de especialização. Geralmente são apresentadas todas simultaneamente.

Em síntese, a YOGA INTEGRAL se caracteriza por:

  1. Dominar-se a si mesmo
  2. Conservar ou recuperar a juventude mental e corporal
  3. Eliminar a fatiga e a timidez
  4. Desenvolver graça, encanto e elegância
  5. Conseguir plena saúde e vigor
  6. Fomentar a beleza feminina interna e externa
  7. Cuidar e manter a linha e as formas formosas
  8. Adquirir una personalidade de carácter e simpatia
  9. Vencer o medo á vida
  10. Liquidar as preocupações e inquietações
  11. Suprimir o “surmenage”, a ansiedade, e a insónia
  12. Promover a higiene mental, a confiança em si propio
  13. Eliminar os complexos, inibições, obsessões e fobias
  14. Suprimir os vícios (tabagismo, alcoolismo, drogas, etc.)
  15. Descobrir-se a si propio e achar um sentido na vida
  16. Tornar mais aguda a percepção
  17. Vencer os embate da vida
  18. Livrar-se da superstição, do fanatismo e do fetichismo
  19. Auto-realizar-se e manifestar e consciência criadora
  20. Restaurar as energias perdidas e sintonizar-se com o universo
  21. Realizar a autotransformação consciente
  22. Reenergetizar-se corporal e mentalmente
  23. Fazer-se popular e converter-se em líder social
  24. Liberar a energia física e mental retida
  25. Eliminar as tesões nervosas e mentais
  26. Melhorar a calidad e circulação do sangue
  27. Corrigir as deformidades físicas a certas de espinha dorsal
  28. Evitar as acumulações de matérias graxas e colesterol
  29. Desenvolver a estética a elegância arquitetônica físico-psicológica
  30. Harmonizar as funções fisiopsicológicas
  31. Captar, assimilar e utilizar inteligentemente a energia cósmica
  32. Aumentar o potencial vital e promover a resistência á enfermidades
  33. Capacitar-se para suportar mais e vence a dor
  34. Fomentar uma plusvalia (maior capital humano) corporal e mental nas habilidades, disposições e nos projeções
  35. Incrementar a capacidade produtiva, expansiva e de melhoramento
  36. Melhorar o sentido de seleção e a apreciarão dos valores da vida
  37. Dilatar os horizontes da consciência
  38. Cultivar a alegria de viver
  39. Alcançar êxito na vida
  40. Lograr a felicidade

A genuína YOGA não é, portanto, tão só umas poses mais ou menos estanhas, exercícios de respiração e relaxação mental. E muito mais, posto que procura a desintoxicação do corpo, assim como da mente, a conservação ou recuperação da saúde e da juventude, o equilíbrio neuroendócrino, o ajuste emocional, a sintonização mental, a eliminação ou liberação de complexos, fadigas, fobias, ansiedades e flacidez mental, enfim a própria harmonia interior e felicidade em todos os aspectos da vida. Isto, naturalmente, é mais do que se pode conseguir em livros adquiridos em livrarias, ou indo ao cinema e ao cabaret, e a um custo que não supera o que a maioria das pessoas gasta em cocteles, cigarros, drogas, alimentos perniciosos e outras diversos bobas pelo mesmo estilo num só dia.

A YOGA INTEGRAL se recomenda por seus resultados. Porque não experimentar? Ou haverá mesmo gente que se imagina tão perfeita, tão equilibrada tão cheia de êxito e tão ditosa, que não necessita de nenhuma ajuda suplementar neste mundo?

Que fosse unicamente para re-energetizaçao, controlar sues nervos, conseguir ser mestre de si próprio, sentir-se parte do mecanismo universal ou adquirir paz interior, como o facilita a YOGA INTEGRAL, sem perda de tempo bem vale experimenta-lo.

Nota importante: O Curso completo de BIOSICOPLASTICA ou YOGA INTEGRAL não pode de modo algum ser empreendido ou adoptado sobre uma base de fé. Cada qual pode ter a mais absoluta confiança de que, si é praticado com sinceridade de intenção e firmeza de propósito, obterá resultados mais que satisfatórios, além de sua expectativa, que o maravilharão. Mas nem pró isso deve converter-se em objeto de culto ou misteriosas lendas. Não esqueçamos nunca que se trata por excelência da ciência da vida, que oferece uma válida solução a todas nossas confusões, deficiências, limitações e inquietações, e que é “tabus de salvação” para os que se sentem absorvidas pelo materialismo do ambiente ou que se acham em seus últimos desesperados esforços para sobreviver a seus males, aflições e problemas.

Naturalmente, a YOGA INTEGRAL apõe-se em ser catalogada como religiosa, como misticismo ou como espiritualismo. Respeita todas as crenças a todos os cultos, e admira todos os esforços do homem sincero por aproximar-se ou seu criador, por descobrir-se a si mesmo, por agir com dignidade na imensidade infinita do universo, para aperfeiçoar-se ou ainda atingir os mais elevados cumes da espiritualidade, conforme for o caso. De fato, inclusive, damos a tais pessoas nossos parabéns e lhes brindamos com o nosso concurso em forma de efetivo auxilio. Em seu beneficio, precisamente, temos preparado um Curso de Estudo e Pratica de BIOSICOPLASTICA ou YOGA INTEGRAL, tomando em consideração suas intenções, atitudes e aspirações, de maneira que tenham uma base sólida de conhecimentos da natureza humana e das leis universais, para que possam prosperar em seu empenho, sem o risco de cair nos traiçoeiros abismos do misticismo fanático ou nos lamaçais envenenados da superstições ignara e da inteligência romba. Cremos lealmente que nenhum espiritualista, místico, metafísico, ocultista, esoterista, orientalista, africanista, hermetista ou gnóstico sensato e sincero, e que se preze de idealista, humanista ou amante de verdade mais que amigo de Plato, deixará de compreender a significação de PREPARAÇAO INDISPENSAVEL que agora lhe é oferecida, já que pelo menos a YOGA INTEGRAL lhe garante uma base de observação feita na medida dos seus melhores ideais e ilusões, e lhes apresenta todo o problema da vida bem esclarecido. Além disto, para uma existência planificada e resumir devidamente os problemas deste mundo, bem como para alcançar uma genuína síntese espiritual, tem a oportunidade de descobrir que a YOGA INTEGRAL constitui para ele uma pratica e experiência indispensável.

O Curso completo Teórico e Pratico de YOGA INTEGRAL ou Biosicoplástica para a Humanidade de Nova Era, e para gente casada ou de mais que 28 anos de idade. O Curso geral Teórico e Pratico de YOGA INTEGRAL (Biosicoplástica) para a Mulher Moderna, e exclusivamente para senhoras. O Cursos geral Teórico e Pratico de YOGA INTEGRAL (Biosicoplástica) para a Juventude de Era Nuclear e para jovens (de ambos sexos) que tenham de 17 a 30 anos de idade. Este ultimo Curso pode servir de introdução aos dois anteriores. Inscrições: CR$

Os cursos para a mulher e para a juventude são enviado na base de uma quota de estudante de CR$ mensais, adiantado.

O curso Geral que é muito mais amplo, é fornecido aos estudantes que contribuem mensalmente CR$

Os estudantes profissionais, ou seja, que se preparam para serem professores de YOGA INTEGRAL, devem seguir o curso Geral, além de outros que os capacitem para sua nova profissão, que por outro lado lhes dá direito a serem membros do nosso grupo de educadores.

Os cursos seguidos em Institutos ou Escolas especialmente montados, implicam uma contribuição mensal de CR$ a CR$. A academia Nacional de Yoga Integral é constituída exclusivamente por estudantes que tenham terminado seu Curso com distinção académica.

Cada um destes Cursos de Teoria e Prática de YOGA INTEGRAL ou Biosicoplástica, é preparado em linguagem simples e de acordo como a expressões mais avançadas de ciência, e são amplamente ilustrados ao extremo de constituir textos de ensino ideal para educadores, sacerdotes, ou ministros religiosos, membros do foro, legisladores, paladinos da sociedades, lideres espiritualistas, tribunos parlamentares, enfim todas as pessoas que tem por obrigação e necessidade conhecer a fundo a psicologia humana e estar ao par dos progressos em matéria de renovação humana, consciênciacriadora e idealismo espiritual. Sinceramente, não cremos que também seria possível ser bom médico, advogado, agente comercial ou representante diplomático sem a preparação, energetizaçao e integração Biosicoplástica (YOGA INTEGRAL). A YOGA INTEGRAL, não o esqueçamos, é uma ciência da vida na qual se sintetiza quando não complementa a biologia, a psicologia, a psicossomática, a neuro-endocrinologia, a físico-química, a arquitetura, a biodinâmica, a parapsicologia, a gerontologia, a pediatria, a sociologia, a economia vital, a nucleologia, a astrofísica, e em grande parte, a ciência sófica nos seus estados mais adiantados e puros.

Nota importante: A nossa Organização é puramente educacional. Por tanto não vende livros nem outras coisas, nem autoriza a ninguém para que faça coletas de dinheiro, nem comercio de qualquer espécie em seu nome. Os estudantes não tem necessidade si não do seu Curso e seu material para fazer seus exercícios.

Tanto para as penitenciarias como para orfanatos e escolas reformatórias ou de jovens abandonados, os Cursos são fornecidos em forma coletiva e GRATUITAMENTE.