YOGA INTEGRAL

Reportagem de Joaquim Campos Netto

A Príncipe OM Lind Schernrezig

yoga

Todos vocês já devem saber, ao menos assim por alto, o que seja a Yoga. No entanto, aqui não tratamos da Yoga, simplesmente, nas da Yoga Integral, que a Príncipe tibetano OM Lind trouxe até nós.

OM Lind é figura por demais conhecida nos meios espiritualistas internacionais, autor de mais de uma centena de obras, traduzidas em diversos idiomas. Líder mundial de reconhecidos conhecimentos, o príncipe, após ter saído de Cuba, onde residia por longos anos, atendendo a convite de espiritualistas locais, transferiu se para Porto Alegre, onde está instalando uma Universidade Científico-Espiritual, já em funcionamento á rua Mostardeiro No. 285.

Os cursos de Yoga Integral, que ora se desenvolvem, são parte integral da Universidade, em sua primeira fase.

DESENVOLVIMENTO MENTAL

- “Com a Yoga Integral, se trata, antes de mais nada, do desenvolvimento mental, vindo depois a coordenação com as capacidades do corpo, que também devem ser desenvolvidas mediante determinados movimentos – declarou inicialmente a Ele Ela o Príncipe Om Lind que continuou – Se você falar com alguma pessoa que estudam e praticam a Yoga Integral, veria que, com poucas lições, 3 ou 4, já notam uma grande diferença, tanto física como mental”

TODO DO PRINICIPIO

Perguntando se há Yoga não leve mais adiante que o exposto acima, assim respondeu o líder espiritualista:

- “Claro que sim, mas, aqui, estamos apenas começando. Se encontrássemos, por exemplo, gente houvesse praticando a Yoga, então, tomaríamos isto como valor e seguiríamos adiante. Mas, aqui no Brasil, não os encontramos. Entramos, isto sim, muitas pessoas que praticavam a Yoga, mas sem uma direção cientifica. Então, a Yoga lhes produziu um desequilíbrio mental. Trata se positivamente, de desajustados, dementes em graus avançados, que têm desequilíbrios nervosos e físicos. São entes enfermos, que dão lástima. Temos visto vários deles. Veio aqui um senhor com um montão de livros, que fazia 15 anos que praticava a “Yoga”, segundo dizia, era capaz de quedar se durante 4 horas em uma certa posição, mirando o sol, fazendo, além do mais, todas as posições imagináveis, recomendadas por um tal Swami Sivananda e por outros “mestres”. Nós lhe recomendamos que pusesse seus livros no lixo e que fosse rapidamente a um hospital, que aqui não era lugar para ele.

YOGA E PERIGOSA

- “Se fosse por mim, condenaria esses livros, porque a Yoga é perigosa em mãos ignorantes ou indignas. E o mesmo que hipnotismo. Não se deveria permitir a venta de tais obras, que podem se converter em armas que afetam o que de mais precioso tem a humanidade: a saúde, a inteligência e a dignidade”.

- “A Yoga é tão importante, que não deve ser “vendida” a qualquer pessoa. E como se pusesse á venda fórmulas e maneiras de se fazer bombas, ou pólvora e venenos. Isto equivale a por em mãos de ignorantes armas maravilhosas, que deveriam estar unicamente em poder de gente absolutamente normal, com educadores, sacerdotes, médicos e assistentes sociais. Todavia, gente absolutamente normal é muito rara, quase que se tem a faze lãs. E muito rara, inclusive, entre os que possuem títulos universitários.

CRITERIO DE SELEÇAO

- Quanto no critério de seleção, adotado par a escolha dos alunos e sua divisão em turmas assim se manifestou o Príncipe OM Lind.

- quando temos alguma duvida, simplesmente não aceitamos a pessoa. Se vemos que uma pessoa é mentalmente desequilibrada e que não podemos ajudá-la, lhe dizemos com toda a franqueza: - “Vá ao seu médico” ou “Vá ao hospital”, “Aqui não é lugar para você”. Os instrutores de Yoga fidedignos, capazes e dignos são escassos. O certo é que uma pessoa que não tenha senão conhecimentos elementares de sociologia e biologia ou nenhum de fisiologia, física e estética, não pode ser competente instrutor de Yoga. Pessoas que não possuem sequer noções de sociologia básica, tampouco devem praticar a Yoga. Porque a genuína Yoga se baseia sobre conhecimentos pré-determinados de certas funções da mente, do corpo e do comportamento humano.

- quando o instrutor lhe diz, por exemplo: - “faça tal movimentos por sua vez, lhe explica porque, se é pra desenvolver certos músculos, ou para coordenar a vontade ou a mente com os movimentos, ou para despertar o fígado, ou estimular o estômago, ou reavivar os intestinos, ou o que seja. Suas indicações estão sempre baseadas sobre um conhecimento prévio da pessoa, ia que sua ciência e a justo titulo, uma Engenharia Humana e seu objetivo primordial consistem em realçar, integrar e dignificar a Personalidade Humana.

- Por isto lhe digo que as pessoas que praticam “Yoga” seguindo a um livro que se compra na livraria, entrega-se a uma aventura: dizem eles – “A Yoga é uma coisa maravilhosa; vamos praticá-la”. Porém na realidade, se baseiam, unicamente, sobre sua ignorância”.

PROIBIÇAO DA YOGA

- “Em certos países, - prosseguiu OM Lind – se proíbe a Astrologia, a Feitiçaria o Espiritismo, o Hipnotismo e a Yoga. Em Cuba, por exemplo, o Hipnotismo está proibido. Nos estados Unidos, a Astrologia está controlada e tem que ser registrada como Igreja, senão é proibida. A Feitiçaria por seu turno, e proibida em Cuba, Haiti, Estados Unidos, França, Alemanha e Suíça, enquanto que o Espiritismo e a Maçonaria não são ilegais na Bélgica. Na Itália não é necessário falar. No Egito, a Astrologia, a Yoga e o Espiritismo são perseguidos com charlatanismo. Em são Domingo e na América Central, a Yoga e considerada como bruxaria, ao passo que na Venezuela e no México, apenas se a tolera. Como se vê a Yoga está proibida em alguns lugares, em que a ignorância e o fanatismo religioso são muito grandes. Até há bem pouco tempo, também era proibida na Inglaterra, más há dois anos e permitida.”

CONTRÓLE DO ESTADO

-“E controlada?” – perguntamos

- “Bem nossos centros sim, são controlados por nós mesmos. Nós mesmos nos controlamos, porque nos colocamos sobre um plano cientifico. Mas, se você se refere controle pelo Estado, não. O Estado o Policia não controla estas coisas. Mas, eu seria partidário de medidas rigorosas com respeito à Yoga, o mesmo que com toda a prática que afete a saúde moral e mental assim como a dignidade da pessoa humana. Nos de nossa parte, nos colocamos sob o controle dos médicos de cada país em que atuamos. Mas se poderia fazer isto. Se estabelece uma escola, que o Governo poderia reconhecer como adequada, cientifica, ou se abre nas Universidades, uma cátedra. Nos mesmos, estamos organizando aqui uma Universidade, precisamente prevendo tudo isto. Uma vez que estejamos abem organizados, tanto o Espiritualismo, como a Parapsicologia, a Psiquiatria e a Yoga terão suas cátedras, absolutamente cientificas, expediremos títulos e pediremos ao Governo que os reconheça com caráter profissional e legal.

- “Então, estes títulos é que prevaleceriam em casos de escolas ou de pessoas que queiram explorar profissionalmente a Yoga. Seria a maneira para muitos “instrutores” e “professores de exotismo” demonstrarem sua boa fé, sua moral e sua competência profissional. Como digo a Yoga não pode estar entre mãos de pessoas que não tenham nem dignidade, nem moral, nem conhecimentos adequados”.

YOGA E RELIGIAO

- “Para esclarecer conceitos emitidos no decorrer desta entrevista, é necessário dizer que as pessoas subdesenvolvidas são as que mais necessitam da Yoga. Há, no entanto, que se evitar os perigos apontados, por que há muitas pessoas que de muito boa fé, buscam no Yoga uma solução a seus problemas, particularmente problemas de saúde, de equilíbrio emocional, de economia biológica, de harmonia sexual, de ajuste mental de energização física, ou solução a seus problemas de ordem filosófica e, inclusive, religiosa. Yoga quer dizer União com Deus. Agora, isto de religião, não nos toca. A bem dizer, a genuína Yoga não tem nada a ver com as religiões. Que os religiosos sejam ioguistas isto é outra coisa. A religião é um assunto privado de cada um. Porém, no assunto especifico da dinâmica Yoga, que diz respeito a filosofia e, na parte prática, que se refere ao mental e ao físico – ai sim, o tomamos muito a serio e é donde dizemos às pessoas: - “Não ensaiem o que vocês lêem nos livros. Deixem-nos. “Nos não somos responsáveis pelo que passa com o que vocês prendam e façam com estes livros”. E que sabemos demais como são perigosos.

YOGA E DOENÇAS

Com respeito á exigência de certificados médicos para com os candidatos a alunos, assim se expressou nosso entrevistado:

- “E absolutamente indispensável. Isto é a primeira coisa e, depois, nós o submetemos a outro exame, que é nosso, e que se chama Exame Biosicométrico: analisamos a pessoa.

- “Nos não queremos que a Yoga seja apresentada como uma classe de medicina ou como um sistema medicinal, por que em realidade, não o é, porém, coadjuva a Medicina de uma maneira notável e há casos, aqui mesmo que se pode considerar como extraordinários. Casos a nos enviados por médicos, como incuráveis. Aqui, em duas ou três semanas, a mudança foi fantástica. Logo então, a Yoga, isto sim, é útil para a Medicina. Mas como disse, isto ocorre unicamente debaixo de atenção dos próprios médicos. Tem que ser solo a sua responsabilidade, e é o que fazemos. Quando um médico nos envia uma pessoa, lhe perguntamos minuciosamente o que é que ele crê que nos devemos fazer. E se ele nos dez: “Bem, fazer qualquer classe de exercícios” então, nós nos consideramos livres, porque é sempre sob a sua responsabilidade que agimos.

- “Por outro lado, deixando de lado ao tema médico, devemos dizer que tanto os psico-analistas, como os sociólogos, os astrólogos, os bruxos e os médiuns animistas devem ver-nos com maus olhos, já que , normalizando as pessoas, física e mentalmente, lhes destruímos a clientela”.

NAÇAO ESPIRITUALISTA

Finalizando a longa entrevista que nos fel concedida pelo Príncipe Om Lind, - que, por motivos técnicos, embora a contragosto, tivemos de resumir, omitindo diversos itens – destacamos o que segue:

- “Aqui, temos tido a visita de muitíssimas pessoas, de Centros Espíritas, Umbanda, teósofos, mações, religiosos, em enorme quantidade, que buscam precisamente estudar. Logo, não estão satisfeitos como o que tem. Querem novos horizontes ou desejam confirmação para suas próprias convicções. Por isso, digo que o Brasil poderia chegar a ser uma grande nação espiritualista, um país realmente exemplar, neste sentido. Porque, aqui, há mais interesse que em qualquer outro país do mundo, para as questões espirituais”.

OS CURSOS

Os cursos de YOGA INTEGRAL, ora em funcionamento, se desdobram em várias turmas, em horas deferentes, somente para senhoras, outros para homens, outros para casados e outros ainda, para jovens. Os cursos são diferentes, desde o inicio de acordo com as necessidades de cada grupo, condições biológicas e fisiológicas e segundo as particularidades, porque “a verdadeira Yoga é, sobretudo, uma ciência que se aplica ao mecanismo mental. O corpo não é mais que uns efeitos”

Os cursos de YOGA INTEGRAL têm como diretora a Sra. Iracema Borne e como instrutoras Mille Peurozet, que é auxiliada pelas Milles Heraud e Ledran.

  • O Príncipe OM Lind, depois de abandaram Cuba, seguiu para Europa, de onde, a convite de espiritualistas locais, como quem maninha correspondência, veio para Porto Alegre. Líder de categoria internacional, o príncipe Om Lind já fundou nesta Capital uma Universidade Científico-Espiritual, que deverá dar novas dimensões aos movimentos espiritualistas no estado. Os cursos de Yoga Integral, de que vemos alguns flagrantes nestas páginas, se constituem no marco inicial da jornada. Na foto á direita, os vários exercícios recomendado aos integrantes de uma das turmas, que são diferentes dos adotados para outros agrupamentos. Da de baixo, vemos Mille Peurozet instruindo a caçulinha da aula